FAQ

FAQ – 10 questões para entender o WASH

 

  • O que é o WASH? O WASH (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) é um Programa que tem como principal proposta a promoção da iniciação científica e a popularização da ciência aos estudantes do ensino fundamental, com a participação de estudantes do ensino técnico, médio e de graduação – principalmente da rede pública – com alcance em todo território brasileiro. Sua proposta atende às diretrizes da nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum). Trata-se, porém, de aprendizagem não-formal,  via processos de compartilhamento de experiências, com a intenção de mobilizar para participar,  aprender, agir e trocar conhecimentos da C&T e Inovação.

 

  • Quais são seus principais objetivos?
  • Promover ações de disseminação de conhecimentos em Ciência e Tecnologia;
  • Desenvolver habilidades relacionadas ao método científico e de engenharia;
  • Estimular crianças, adolescentes e adultos de qualquer idade ou escolaridade;
  • Estimular aprendizagem por meio da orientação a projetos para alunos do ensino médio, técnico e de graduação;
  • Disseminar e popularizar a ciência e a tecnologia atendendo a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI);
  • Desenvolver vivências de curta duração (oficinas) para alunos do ensino fundamental.

 

  • Como funciona o WASH? A participação é gratuita? O WASH oferece, em parceria com as escolas e entidades promotoras, a exposição ao método científico e ao letramento tecnológico, valorizando o protagonismo do educando no processo de aprendizado. Os estudantes participam de atividades do Programa, realizadas no turno e contraturno escolar e finais de semana; e têm a oportunidade de experimentar oficinas “STEAM”, ou seja, vivências em “science, technology, engineering, arts and mathematics”. As atividades são totalmente gratuitas e sem cobrança de inscrições.

 

  • Onde o WASH nasceu e onde ele foi implantado? O WASH surgiu em Campinas – SP. O Programa foi criado numa unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC (CTI Renato Archer), em 2013; e a partir daí levado a vários municípios do Brasil.
    O Programa foi idealizado pelo pesquisador Victor Pellegrini Mammana, que abriu o CTI aos sábados à comunidade e agregou multiprofissionais e voluntários para garantir educação digital e tecnológica às crianças de uma escola pública, instalada nas proximidades do CTI. As primeiras experiências aconteceram com alunos do bairro Vila Olímpia.
    Mammana, teve desde muito cedo contato com esse tipo de metodologia; inclusive, fez oficinas com o mais o importante expoente da educação digital no mundo, Seymour Papert, durante a sua infância.
    Atualmente, o WASH já foi implantado em seis estados: São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Amapá, Maranhão e Ceará, atendendo cidades como São Paulo (Capital), Fortaleza, Brasília, São Luís (MA), Campinas, Londrina, Guarulhos, Diadema, São José dos Campos, Campos do Jordão, Bragança Paulista, Jacareí, Sumaré, Vinhedo, ABC Paulista, São Carlos, Salto, Valinhos e Rolândia (PA).

 

  •  Como o Programa é financiado? O financiamento do Programa é por meio de Emendas Parlamentares do legislativo federal, destinadas ao pagamento de bolsas de iniciação científica do CNPq aos bolsistas/monitores, através das quais são realizados projetos de pesquisa e são realizadas as oficinas.

 

  • O que os alunos fazem nas oficinas? As oficinas do Programa são espaços de criatividade, onde os alunos produzem, entre outros, audiovisuais com temáticas científicas, jogos eletrônicos, desenvolvimento de aplicativos e até minicursos de computação gráfica. Paralelamente, o projeto gera produções científicas como artigos. As atividades são interativas, lúdicas, colaborativas e inclusivas. Dessa forma, estimula-se a cooperação, a troca de informações, o reconhecimento pelo esforço, bem como a valorização do respeito por si, pelo outro e pelo grupo social, com a participação da família e  da comunidade. Muitos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do WASH já ganharam reconhecimento no Brasil e no Exterior. Para saber mais, acesse Premiações em nossa home. Para participar, é necessária a autorização dos pais ou representante legal do estudante.

 

  • Qual o papel da Escola no WASH?  Como entidade multiplicadora do WASH, a escola tem papel imprescindível na mobilização da comunidade escolar, alunos, professores/orientadores, pais e voluntários; e, também, é a responsável por garantir a infraestrutura logística mínima para as atividades (salas de micro e/ou  laboratórios de informática para a realização das oficinas e execução do plano de trabalho dos bolsistas) e sistema de projeção. A internet não é imprescindível, desde que sejam garantidos meios para a instalação prévia de todos os softwares necessários para a realização das oficinas. A escola também deve oferecer lanches e meio de locomoção – transporte – aos estudantes participantes.

 

  • Quem são os responsáveis por ministrar as atividades e repassar os conteúdos? São bolsistas de iniciação científica do Ensino Médio ou graduação, que executam projetos de pesquisa coordenados pelos orientadores nas escolas. Além de desenvolverem seus projetos, atuam nas oficinas como contrapartida às bolsas recebidas. Vale ressaltar que os monitores passam por processos de capacitação.

 

  • Quem pode ser monitor/bolsista? A política de bolsas de iniciação científica contempla as diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

 

  • E qual a participação da comunidade no WASH? Representantes da comunidade podem atuar como mediadores do Programa, participando nas reuniões mensais do Programa, contribuir na elaboração das oficinas, ajudar nos avisos, nos eventos, na preparação de lanches para os estudantes e no acompanhamento dos educandos nos horários livres. Podem, também, participar na definição de critérios para a seleção dos participantes e acompanhar os deslocamentos/transporte das crianças. Eles são o elo entre o Programa e a comunidade local, representando os pais dos estudantes.

 

Informações sobre o Programa: sugestões, críticas e informações sobre o WASH devem ser encaminhadas ao email: coordenaçãowash@gmail.com.