Uma iniciativa parlamentar  da deputada Luísa Canziani (PSD/PR) acaba de dar ainda mais visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Programa WASH, nos últimos 10 anos, em diversos estados e que pode ser expandido para outros, em todo o país, em 2024.

A deputada é autora da indicação nº1709/2023 ao Poder Executivo, que sugeriu a adoção de medidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), para estimular a divulgação e implantação do Programa WASH, por instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil. A indicação foi protocolada no mês de dezembro/23.

De acordo com Canziani, “a adesão do WASH por um conjunto mais amplo de institutos poderá trazer reflexos, a longo prazo, no desenvolvimento  tecnológico do país.”

A deputada Luiza Canziani, que é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados., tem acompanhado o trabalho do Programa WASH, especialmente, no Paraná, onde os resultados do acesso, da disseminação e da popularização da ciência são significativos, com o apoio do Programa. A parlamentar, também, já destinou quatro emendas para apoiar no financiamento das atividades e bolsas do Programa, no Paraná.

A indicação é um ato parlamentar que propõe ou sugere a outro poder a adoção de uma providência.

A pesquisadora do Programa WASH, Elaine da Silva Tozzi, afirmou que para o Programa WASH, é um grande reconhecimento ter essa indicação  para chegar em mais municípios e comunidades. Para isso, precisamos do apoio de diversos parlamentares e a deputada Luísa tem sido parceria neste trabalho de expansão e divulgação. “Agradecemos o seu olhar atento às necessidades do WASH e seus esforços em compartilhar, com todo o país, o trabalho de popularização da ciência e promoção da iniciação científica, que o WASH desenvolve, de forma colaborativa com diversas entidades: escolas, institutos federais, universidades, ONGs, entre outras.”

A indicação de autoria da deputada, contou com o apoio de mais seis parlamentares, de diversos partidos e estados, que assinaram o documento, entre eles:

  • Toninho Wandscheer (PP/PR)
  • Washington Quaquá (PT/RJ) – Fdr PT-PCdoB-PV
  • Pedro Lucas Fernandes (UNIÃO/MA)
  • Cabo Gilberto Silva (PL/PB)
  • Jadyel Alencar (PV/PI) – Fdr PT-PCdoB-PV
  • Gilvan Maximo (REPUBLIC/DF)

Fotos: Dep. Luísa Canziani (Divulgação)