Boas-vindas a Bolsistas e Orientadores

Seja bem-vindo e bem-vinda ao Projeto WASH

O Projeto Workshop Aficionados em Software e Hardware (WASH) recebe você com muita alegria! Você acaba de chegar e sabemos que algumas dúvidas podem surgir. Antes de dar início à sua pesquisa e às oficinas, há alguns passos para sua participação no programa que são fundamentais.

Abaixo, você encontra as orientações sobre como participar do WASH para: bolsistas, participantes (alunos, orientadores, coordenadores locais e voluntários), escolas, comunidades e parlamentares.

Leia cada um dos documentos abaixo para começar, conosco, a aventura de ser WASHONAUTA!

Carta de Boas-Vindas

Nesta carta, além de darmos boas-vindas,  você encontrará informações resumidas sobre: 

  • Responsabilidades do Bolsista; 
  • Responsabilidades do Orientador; 
  • Legislação Normativa e de Apoio sobre o Projeto WASH junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  e sobre as Bolsas; e  
  • Contatos para atendimento do CNPq.

Portaria nº 178/2018/SEI-CTI

A Portaria nº 178/2018/SEI-CTI é o principal documento que norteia a implantação do WASH e sua disseminação em todo território nacional. Este marco legal surge em 2018, cinco anos após o início das primeiras experiências do WASH.

Esta portaria orienta a multiplicação das atividades em outras unidades e instituições, visando a disponibilização de um Documento de Referência que garante a difusão da metodologia do Projeto. Leitura obrigatória para todos os envolvidos com o Projeto WASH.

PORTARIA Nº 178/2018/SEI-CTI 

Bolsistas

Os bolsistas atuam como monitores nas oficinas do WASH e desenvolvem seus projetos de pesquisas dentro das escolas promotoras do Programa. Suas atividades com os alunos são realizadas sempre no turno/contraturno escolar e, podem acontecer aos sábados. Em contrapartida às duas atividades (iniciação científica e monitoria), eles recebem bolsas.

A dedicação exigida pelo Projeto é de 15 horas semanais, sendo três horas destinadas à realização das oficinas com os educandos. Os monitores devem passar por processo de capacitação, com seus orientadores, como preparação para realizar as oficinas.

Para receber as bolsas, os monitores, preferencialmente alunos do Ensino Médio e Graduação, precisam atender às exigências das Políticas de Concessão de Bolsas do CNPq, que prevê a aprovação de um Plano de Trabalho pelo orientador e entrega de Relatórios Parcial e Final das atividades. As datas de entrega são acordadas com os orientadores.

Vale destacar que a aprovação do bolsista é atribuição do Orientador, que aceitará acompanhar o desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Além disso, o WASH exige dos bolsistas, antes da sua candidatura à bolsa:

  • Participação nas oficinas, por tempo determinado pela Coordenação;
  • Formação e Capacitação no software de Programação;
  • Identificar o orientador que acompanhará sua pesquisa;
  • Definição de temas para a pesquisa de iniciação científica;
  • Elaborar um planejamento/cronograma de atividades para cumprir as 15 horas de dedicação ao WASH, conforme Documento de Referência.

Entre as competências e habilidades desejáveis do bolsista, estão a responsabilidade, a dedicação, a participação e assiduidade nas atividades do Programa, autonomia, busca de soluções e estratégias.

Documentação para o Bolsista:

A partir do momento da indicação, o bolsista deverá apresentar a seguinte documentação:

  1. Cópia de RG e CPF

2. Formulário de Inscrição no Projeto WASH assinado

3. Declaração Escolar

Além disso, será necessário atender aos seguintes passos:

4. Conta Corrente no Banco do Brasil

A todo bolsista do Projeto WASH/CNPq é solicitada a abertura de uma conta corrente física, pessoal, em uma agência bancária do Banco do Brasil (BB). É nesta conta que a mensalidade de sua bolsa será depositada. Assim que enviar o aceite de sua bolsa ao CNPq será necessário indicar sua conta corrente e qual a agência bancária do BB. 

5. Currículo Lattes

O Currículo Lattes é um padrão nacional mais adotado, atualmente, no registro da vida acadêmica e profissional dos estudantes e pesquisadores do país e do exterior. Na Plataforma Lattes (lattes.cnpq.br) estão registrados os profissionais da maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.

Antes de se tornar bolsista, é necessário ter o currículo inserido no cadastro da Plataforma Lattes.

6. Plano de Trabalho

O Plano de Trabalho é a proposta que você desenvolverá. Ele deve ter, no máximo, 3.800 caracteres, com espaços. Para bolsistas de Ensino Fundamental e Médio, ele deve ser construído em conjunto com o orientador. 

7. Termo de adesão ao CNPq

A indicação do bolsista, ao ser feita, gera um e-mail de aceite de bolsa. O Termo de Adesão ao CNPq é o termo de outorga da bolsa. Nele, constam todas as informações sobre sua bolsa. Este termo estabelece a sua relação com o CNPq. Ele será enviado a você pelo e-mail cadastrado no momento de submissão de seu Plano de Trabalho.

8. Cadastro na Plataforma Carlos Chagas

A Plataforma Integrada Carlos Chagas é uma base de dados lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que reúne todas as informações referentes aos pesquisadores e usuários da Agência. 

Para entrar em seu cadastro na Plataforma Carlos Chagas (carloschagas.cnpq.br), clique em “outros bolsistas” e, com seu CPF e a mesma senha cadastrada no Lattes, clique em “Termos de Concessão” (em vigência). 

Lá, você encontrará o termo de sua bolsa. Em “Gerenciamento de sua bolsa”, clique em “Dados bancários de bolsa” e confira se as informações bancárias estão corretas.

8. Inscrição na Plataforma WASH

Inscrever-se na Plataforma WASH (plat.wash.net.br) é essencial para sua participação na rotina do Projeto. Por meio de seu cadastro, você terá acesso à agenda do WASH e ao seu painel individual, em que é possível incluir seus documentos, o diário de bordo e o registro das atividades das quais participou, por exemplo. 

9. Diário de Bordo

O Diário de Bordo é o registro de suas atividades, dia a dia, no Projeto WASH. Além de um relato cotidiano do desenvolvimento das atividades, ele o auxiliará no desenvolvimento de seu relatório final.

10. Relatório final

O relatório é a apresentação dos resultados do plano de trabalho desenvolvido, bem como dos entregáveis. O CNPq aceitará o relatório no prazo de até 30 dias após o término da vigência da bolsa, por isso, o relatório final deve ser entregue à coordenação do WASH em tempo hábil.

11. Questionário

Além do relatório, é necessário responder a um questionário com 12 perguntas. Este questionário preenchido deve ser entregue em conjunto com o relatório final.

Orientadores

O orientador é o responsável pela orientação científica e metodológica, tanto na elaboração quanto na execução dos planos de trabalho dos bolsistas/monitores, no âmbito do Projeto. Responsável pela participação em eventos de ciência e tecnologia (congressos, Semana Nacional de C&T, concursos etc), pela revisão dos relatórios de iniciação científica e pela produção de publicações, quando pertinente, sempre com a participação dos Monitores/Bolsistas. Responsável pela orientação quanto ao preenchimento dos cadernos de laboratório (“diários de bordo”) por parte dos monitores/bolsistas. Responsável também por orientar a participação dos bolsistas como monitores, nas oficinas com os educandos.

Os Professores das Escolas participantes que desejarem ser Orientadores dos bolsistas do WASH deverão fazer a Adesão preenchendo o Cadastro de participação.

Participantes

É possível participar das oficinas e de outras atividades desenvolvidas pelo WASH sem ser bolsista ou voluntário.

Os alunos que desejam participar do WASH são considerados educandos do Programa. Para participar, o educando deve entregar o formulário de Autorização de Participação no Projeto WASH e, também, a Autorização para Uso de Imagem pelo Programa, devidamente preenchidos e assinados pelos pais ou representantes legais. Estes documentos serão encaminhados pelo Projeto WASH quando da adesão da escola. São critérios para a seleção de educandos: o interesse, a dedicação, o respeito, o compromisso e a assiduidade do estudante. 

Voluntários

Ainda que você não seja bolsista, é possível participar como voluntário do projeto WASH. Se deseja participar voluntariamente, entre em contato conosco pelo e-mail coordenacao@wash.net.br

Escolas

O espaço de aprendizagem do Programa WASH é o espaço da escola que, como entidade promotora, deve disponibilizar a infraestrutura necessária para a realização das oficinas e desenvolvimento dos projetos de iniciação científica dos bolsistas.

Caberá a Escola as seguintes etapas para a implantação do WASH:

  • Reunir-se com a Coordenação do WASH para conhecer as diretrizes do Programa e aderir à metodologia;
  • Promover reuniões com o Conselho Escolar para apresentação e aprovação do WASH na unidade de ensino; e buscar parcerias com toda a rede envolvida (alunos, professores, pais e comunidade).
  • Assinar o Termo de Adesão à Metodologia do WASH, previsto na PORTARIA Nº 178/2018/SEI-CTI, de 12/11/2018. Essa Portaria é o documento de Referência do WASH e define todo o  seu funcionamento. (Leia a íntegra da Portaria)

Parlamentares

Parlamentares interessados em apoiar a popularização da ciência e a promoção da iniciação científica ao público do WASH, principalmente da rede pública – com alcance em todo território brasileiro, podem fazer contato com a Coordenação do WASH pelo e-mail: coordenacao@wash.net.br

Os recursos que financiam o WASH são oriundos de emendas parlamentares, que permitem o pagamento da maior parte das bolsas e subsidiam as atividades com os educandos na realização das oficinas e despesas do Projeto.

Anualmente, os deputados podem indicar emendas para o Projeto WASH. E para conquistar o apoio dos parlamentares, as solicitações devem ser formalizadas por meio de ofício.

No ofício, deve constar a  apresentação do WASH; e o documento também deve sugerir  que o parlamentar faça o preenchimento da emenda , seguindo o modelo de ementa e justificativa abaixo:

Modelo de Ementa:

O Programa WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware), realizado por meio de fomento à pesquisa, à iniciação científica e à disseminação da ciência, visa a geração e compartilhamento de conhecimentos, a popularização e desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e processos, conforme o Documento de Referência do Programa WASH publicado pelo CTI Renato Archer na Portaria nº 169/2018/SEI-CTI. 

Modelo da Justificativa:

Fomentar, através do Programa WASH, a educação científica e tecnológica no ensino fundamental, médio, técnico e superior, promovendo a disseminação e popularização da Ciência e implementar Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq. Estas bolsas são nas modalidades: Iniciação Tecnológica e Industrial ITI A e B, Extensão no País-EXP e Apoio Técnico em Extensão no País-ATP. Os recursos podem ser parcialmente direcionados para custeio das oficinas, de acordo com as regras do CNPq.