Canal educativo da Prefeitura de Campinas vai divulgar  todos os episódios da websérie, entre os meses de outubro a dezembro/23

O Programa WASH acaba de formalizar mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas para que a EducaTV, canal educativo da Prefeitura de Campinas, passe a retransmitir os episódios da websérie Ciência e Cultura: vamos brincar?,  produção do Programa WASH e parceiros.

A websérie será lançada nesta terça, às 18h, dia 3 de outubro,  na EducaTV, e passa a integrar a grade do canal todas as terça-feiras, neste mesmo horário (18h), nos meses de outubro a dezembro (veja, abaixo, a programação)

O programa Ciência e Cultura utiliza várias linguagens para popularizar  e promover a comunicação científica e a cultura, em um ambiente de aprendizado e diversão para crianças, adolescentes, jovens,  pais e responsáveis; enfim, para toda a comunidade.

A websérie, que  foi idealizada pela pesquisadora,  Elaine  da Silva Tozzi, tem a coordenação do Programa WASH e como parceiros, o  Movimento Nós Somos a Ciência e a Cia Cultural Bola de Meia; e, agora, o importante apoio da EducaTV, para sua divulgação.

Para assistir à Educa TV, basta sintonizar o canal aberto 12.2, em sua TV ou acessar o canal pela plataforma Educaflix.

As tratativas para que a Websérie do WASH fosse integrada à grade da Educa TV foram iniciadas no final de 2022 e, agora, formalizadas pela  declaração do conteúdo de domínio  público.

Segundo o diretor da EducaTV, Alexandre Tadeu, “o canal é uma ferramenta valiosa para a educação formal e não formal, com alcance em toda a Região Metropolitana de Campinas, servindo como um recurso para a promoção de temas importantes para a sociedade, como educação, saúde, meio ambiente, equidade social, divulgação científica e direitos humanos. Além disso, a EducaTV também atua como uma fonte importante de notícias, informação, entretenimento, arte e cultura para a comunidade.”

Sobre a EducaTV

A EducaTV é uma emissora de televisão pública e aberta, cujo objetivo principal é fornecer programação educativa e cultural ao público, sem fins lucrativos ou comerciais. A partir do contexto da pandemia, em 2020, a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, em parceria com a TV Câmara, iniciou a produção de materiais audiovisuais como ferramenta de suporte aos processos pedagógicos, focados na aproximação entre os estudantes e os professores.

Em 2022, a SME decidiu por implantar seu próprio canal de televisão e de streaming, a EducaTV, sendo financiada pela Prefeitura Municipal de Campinas, e tendo como missão democratizar o acesso ao conhecimento e à informação.

Para Elaine da Silva Tozzi, essa é mais uma parceria muito importante para o Programa WASH, que contribuirá com a divulgação da comunicação científica e cultural;  e somará com a Educa TV para que mais pessoas tenham acesso aos conteúdos que promovem a educação cientifica de uma maneira lúdica e criativa.

Os episódios da websérie abordam temáticas atuais e de interesse de toda a sociedade. Confira as datas e horários do programa na Educa TV:

Ciência e Cultura, vamos brincar? Uma parceria EducaTV e Programa WASH

03/10, às 18:00 – EP 01 – Estreia e bônus bola de meia

10/10, às 18:00 – EP 02 – Astronomia

17/10, às 18:00 – EP 03 – Especial mês das crianças (oficina de slime)

24/10, as 18:00 – EP 04 – Fauna, Flora e fogo!

31/10, às 18:00 – EP  05 – A criança e a ciência

07/11, às 18:00 – EP 06 – Sistema solar

14/11, às 18:00 – EP 07- Vamos tomar vacinas?

21/11, às 18:00 – EP 08 – Mudanças climáticas

28/11, às 18:00 – EP 09 – Acessibilidade

Extras:

05/12 – Folia e tecnologia

12/12 – Retrospectiva

Em diversas redes e canais nacionais e internacionais

O “Ciência e Cultura, vamos brincar?” já ganhou espaço em diversas emissoras abertas e canais fechados, entre elas: a TV Câmara de Jacareí, a TV Cidade de Taubaté, o VRT Chanel – transmitido para mais de 175 países em todo o mundo, e na Rede TVT – TV dos Trabalhadores, emissora educativa, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região; além do Programa ser veiculado para professores da rede pública municipal de ensino, como material de apoio pedagógico, e em canais de assembleias legislativas.

Todos os episódios,  também,  estão disponíveis no canal do Programa WASH, no YouTube.

Sobre o Programa WASH

O Programa WASH – Workshop Aficionados em Software e Hardware é um programa, com atividades educacionais extracurricular, que tem como principais objetivos a promoção da iniciação científica e a popularização da ciência para estudantes do ensino fundamental, com a participação de estudantes do ensino técnico, médio e de graduação – principalmente da rede pública.

O WASH oferece, em parceria com entidades promotoras que adotam a metodologia, a exposição ao método científico e ao letramento tecnológico, num contexto de valorização da autonomia dos estudantes.

No Programa, os estudantes participam de vivências de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – são oficinas de interação para a convivência, aprendizado e desenvolvimento de projetos de pesquisas, baseados no método científico, nos mais diversos níveis de complexidade. O WASH se vale de ferramentas científicas, tecnológicas, lúdicas e culturais para estimular habilidades relacionadas ao conhecimento e à aprendizagem.

O Programa WASH é financiado por meio de emendas parlamentares e oferece bolsas aos estudantes que desenvolvem planos de trabalho/pesquisa e ministram oficinas nas escolas e instituições onde a Metodologia é adotada.

Presente em inúmeras cidades do país, em 2023, entre elas, Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Jacareí, Campos do Jordão, diversas cidades do Paraná (Londrina, Prado Ferreira, Dr. Camargo, Assaí, entre outras)e, também, em Belém do Paraná, onde passou a ser ministrado na Escola Funbosque, desde abril deste ano.

O Programa WASH nasceu em Campinas.  Inicialmente, foi implantado no CTI Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações-MCTIC, em 2013.  Em 2018, depois de cinco anos de existência, foi publicada a Portaria SEI 178/2018 SEI-CTI com o  Documento de Referência sobre  como  aderir e replicar o Programa WASH.

Texto: Denise Vieira Pereira