Vai ao ar, nesta terça, dia 10/10, a partir das 18h, o segundo episódio da websérie Ciência e Cultura, vamos brincar?, pelo canal educativo da Prefeitura de Campinas, EducaTV.

Nesta semana, o tema abordado será Astronomia e Arte. Neste episódio, o convite é para o público que gosta de observar o céu, as estrelas, tem muita curiosidade sobre o universo, corpos celestes e quer entender tudo isso com foco na ciência.

No episódio, o físico, Wil Namen, do Movimento Nós Somos a Ciência, recebe dois especialistas: o astrônomo responsável pelo Museu Aberto de Astronomia (MAAS), de Campinas, Emerson Roberto Perez; e a  professora doutora Cibelle Celestino Silva, do Instituto de Física da USP – Campus São Carlos, que atua no Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências.

A astronomia também inspira as atividades culturais que a Cia Bola de Meia preparou para a criançada. Não faltará música, é claro, relacionada ao tema. E, para completar a pauta do programa, um jogo sobre asteroide, desenvolvido por estudantes da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, em Londrina, e por bolsistas do WASH.

A Websérie Ciência e Cultura: vamos brincar? é uma produção do Programa WASH e parceiros e teve lançamento na EducaTV, no dia 3 /10, e integrará a programação do canal toda terça, até o dia 12 dezembro. Até lá,  mais sete episódios estão previstos e serão exibidos, com temáticas diversas (veja lista abaixo).

A veiculação da websérie é resultado de uma parceria entre o Programa WASH e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas para que a EducaTV, exiba todos os episódios (um total de nove programas).

O programa Ciência e Cultura utiliza várias linguagens para popularizar  e promover a comunicação científica e a cultura, em um ambiente de aprendizado e diversão para crianças, adolescentes, jovens,  pais e responsáveis; enfim, para toda a comunidade.

A websérie, que  foi idealizada pela pesquisadora,  Elaine  da Silva Tozzi, tem a coordenação do Programa WASH e como parceiros, o  Movimento Nós Somos a Ciência e a Cia Cultural Bola de Meia; e, agora, o importante apoio da EducaTV, para sua divulgação.

Para acompanhar cada episódio, basta acessar à Educa TV, no canal aberto 12.2, em sua TV; ou acessar o canal pela plataforma Educaflix.

Confira o que te espera na EducaTV, toda terça, às 18h:

Ciência e Cultura, vamos brincar? Uma parceria EducaTV e Programa WASH

Dia 10/10, às 18:00 – EP 02 – Astronomia

Dia 17/10, às 18:00 – EP 03 – Especial mês das crianças (oficina de slime)

Dia 24/10, as 18:00 – EP 04 – Fauna, Flora e fogo!

Dia 31/10, às 18:00 – EP  05 – A criança e a ciência

Dia 07/11, às 18:00 – EP 06 – Sistema solar

Dia 14/11, às 18:00 – EP 07- Vamos tomar vacinas?

Dia 21/11, às 18:00 – EP 08 – Mudanças climáticas

Dia 28/11, às 18:00 – EP 09 – Acessibilidade

Extras:

05/12 – Folia e tecnologia

12/12 – Retrospectiva

Sobre a EducaTV

A EducaTV é uma emissora de televisão pública e aberta, cujo objetivo principal é fornecer programação educativa e cultural ao público, sem fins lucrativos ou comerciais. A partir do contexto da pandemia, em 2020, a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, em parceria com a TV Câmara, iniciou a produção de materiais audiovisuais como ferramenta de suporte aos processos pedagógicos, focados na aproximação entre os estudantes e os professores.

Em 2022, a SME decidiu por implantar seu próprio canal de televisão e de streaming, a EducaTV, sendo financiada pela Prefeitura Municipal de Campinas, e tendo como missão democratizar o acesso ao conhecimento e à informação.

Em diversas redes e canais nacionais e internacionais

O “Ciência e Cultura, vamos brincar?” já ganhou espaço em diversas emissoras abertas e canais fechados, entre elas: a TV Câmara de Jacareí, a TV Cidade de Taubaté, o VRT Chanel – transmitido para mais de 175 países em todo o mundo, e na Rede TVT – TV dos Trabalhadores, emissora educativa, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região; além do Programa ser veiculado para professores da rede pública municipal de ensino, como material de apoio pedagógico, e em canais de assembleias legislativas.

Todos os episódios,  também,  estão disponíveis no canal do Programa WASH, no YouTube.

Sobre o Programa WASH

O Programa WASH – Workshop Aficionados em Software e Hardware oferece atividades educacionais extracurriculares, com objetivo de promover a iniciação científica e a popularização da ciência para estudantes do ensino fundamental, com a participação de estudantes do ensino técnico, médio e de graduação – principalmente da rede pública.

A proposta do WASH é expor o método científico e o letramento tecnológico aos estudantes, num contexto de valorização da autonomia e protagonismo dos  estudantes.

No Programa, os estudantes participam de vivências de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) – são oficinas de interação para a convivência, aprendizado e desenvolvimento de projetos de pesquisas, baseados no método científico, nos mais diversos níveis de complexidade. O WASH se vale de ferramentas científicas, tecnológicas, lúdicas e culturais para estimular habilidades relacionadas ao conhecimento e à aprendizagem.

O Programa WASH é financiado por meio de emendas parlamentares e oferece bolsas aos estudantes que desenvolvem planos de trabalho/pesquisa e ministram oficinas nas escolas e instituições onde a Metodologia é adotada.

Presente em inúmeras cidades do país, em 2023, entre elas, Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Jacareí, Campos do Jordão, diversas cidades do Paraná (Londrina, Prado Ferreira, Dr. Camargo, Assaí, entre outras)e, também, em Belém do Paraná, onde passou a ser ministrado na Escola Funbosque, desde abril deste ano.

O Programa WASH nasceu em Campinas.  Inicialmente, foi implantado no CTI Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações-MCTIC, em 2013.  Em 2018, depois de cinco anos de existência, foi publicada a Portaria SEI 178/2018 SEI-CTI com o  Documento de Referência sobre  como  aderir e replicar o Programa WASH.

Texto: Denise Vieira Pereira