Alguns críticos afirmam que esse filme é sobre crianças e não para crianças, mas, muito outros discordam e defendem que o filme pode ser visto por todas as idades, porque é, ao mesmo tempo, engraçado, melancólico, contemplativo e muito pedagógico. Onde fica a casa do meu amigo? é uma obra iraniana e traz a jornada de um menino para devolver um caderno, que pegou por engano de um amigo, e precisa fazê-lo, para que o amigo não seja punido por não fazer a lição de casa. São inúmeros os perrengues nesta jornada.
A indicação da produção cinematográfica, no nosso Facebook, é de Débora Mazza, doutora em Ciências Sociais e pós-Doutora em Sociologia e Educação; e docente do Departamento de Ciências Sociais da FE/UNICAMP, além de pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O filme é uma produção dos anos 80, mais precisamente foi lançado em 1985 (no Brasil, em 1987), portanto, com quase 40 anos; e joga luz em relações atemporais, onde são evidenciados o autoritarismo dentro da sala de aula, em família e a falta de atenção; mas, por outro lado, impera a força de uma amizade, que tudo faz para evitar uma segunda humilhação.
O roteiro e a direção do filme é de Abbas Kiarostami, que aborda o simples e o complexo de um dia na vida desse menino. Onde fica a casa do meu amigo? é parte de uma trilogia, sendo o primeiro filme, que aborda a vida de moradores de um vilarejo no Irã, após um terremoto devastador. Na sequência, o diretor produziu Vida e Nada Mais (E A Vida Continua), de 1991, e Através das Oliveiras, de 1994.
Para saber por que o cientista indicou esse filme, os pontos que ele considera relevantes na obra e a sinopse de Onde fica a casa do meu amigo, acesse a nossa página do Facebook, onde a professora Débora Mazza responde as nossas indagações.
A lista de filmes sugeridos pelos cientistas na nossa coluna Cine & Ciência reuniu sete produções cinematográficas e uma série de TV. Com essa indicação, resta agora a nossa última divulgação que será a da série de TV.
Confira os filmes sugeridos pelos cientistas:
- 2001, uma odisseia no espaço – 1968
- O Jogo da Imitação – 2015
- Madame Curie (Radioactive) – 2019
- De volta para o futuro (Trilogia) – Lançamento da Triologia: 1985, Segundo filme: 1989 e Terceiro filme: 1990
- Estrelas Além do tempo – 2017
- Contato – 1996
Após a divulgação dos cientistas, a coluna Cine & Ciência, no Facebook, começará a publicar as sugestões coletadas com os divulgadores de ciência, que foram nove convidados.
Mais sobre a coluna:
Cine & Ciência é uma coluna especial para divulgar filmes com temas que contornam a ciência, que foram selecionados por um time de cientistas e divulgadores de ciência, convidados pelo Programa WASH.
No total, foram 19 convidados, sendo 10 cientistas e nove divulgadores de ciência (jornalistas e profissionais que atuam na disseminação da ciência), de diversos órgãos e unidades científicas.
De acordo com a jornalista, Denise Vieira Pereira, autora e organizadora da pesquisa, a ideia foi publicizar filmes que tivessem a chancela de quem vive, atua, trabalha e divulga a ciência.
A lista dos filmes reúne 14 produções cinematográficas, uma vez que houve coincidência na indicação de alguns filmes.
Segundo a jornalista, a ideia de construir esse material também é disponibilizá-lo para que professores possam acessá
Texto: Denise Pereira
Foto: Arquivo Pessoal: Débora Mazza
Ilustração capa do filme: Site Adoro Cinema