A II Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Dr. Camargo (PR) foi realizada no período de 12 a 17 de agosto, com diversas atividades que movimentaram os alunos que participam do Programa WASH, naquele município. A Semana é prevista por   Lei Municipal; e busca trazer aos estudantes das redes municipal e estadual conhecimentos que envolvam ciência, tecnologia, matemática, física e conteúdos sobre vestibular, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A abertura da Semana aconteceu no sábado, dia 12, na Câmara Municipal, com a presença de aproximadamente 100 pessoas, incluindo os alunos do Programa WASH que receberam seus certificados por participarem das atividades do primeiro semestre de 2023. Os certificados foram entregues aos estudantes do 4º e 5º anos das Escolas Municipais de Dr. Camargo, Padre Mateus Elias e Tancredo Neves.

O evento de “formatura” desta turma contou com a presença de autoridades como o prefeito Édilen H. Xavier, vereadores, diretores das escolas, professores, pais e responsáveis pelos alunos, além dos coordenadores do Programa WASH, no Paraná.

Autoridades acompanharam a formatura

Formandos do Programa WASH, no 1° Semestre, em Dr. Camargo (PR)

 

 

 

 

 

 

Mas, antes desse momento de conclusão de  atividades, os alunos, entre 10 e 11 anos, que participam das atividades do WASH, puderam conhecer o Laboratório de Física e o Planetário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), no campus de Campo Mourão.

De acordo com a vereadora, Valdirene Maria dos Santos (Dila), 47, matemática e pedagoga, além de estudante de História, “as atividades da Semana já movimentam a comunidade escolar  e a proposta é expandir a programação nos próximos anos, para que a Semana se transforme numa grande feira de ciência, com eventos diferenciados que atraiam cada vez mais estudantes e proporcionem mais conhecimentos.”

Ela conta que o foco das atividades para os estudantes de 1º ao 5º ano é voltado às oficinas de Scratch, para incentivo à produção de jogos. Tudo com a monitoria e acompanhamento dos bolsistas do Programa WASH.

Dentro da programação, na segunda-feira, dia 14/08, foram realizadas oficinas de Scratch, com os estudantes da Escola Municipal Tancredo Neves e da Escola Municipal Mateus Elias.

Já na terça-feira, dia 15/08, cerca de 300 alunos, de 12 a 19 anos do Colégio Dr. Camargo (rede estadual) participaram de experimentos de Física, com Nitrogênio líquido, no Show de Termodinâmica, que foi ministrado pelo professor de Física, Breno, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e dos universitários Gabriel e Maria Eduarda, monitores.

As demais atividades previstas para a Semana tiveram que ser adiadas, entre elas as oficinas de Scratch, na Escola Tancredo Neves (na quarta-feira, dia 16/08) e o Laboratório de Matemática, na Escola Mateus Elias (na quinta-feira, dia 17/08).

Mas, a boa notícia é que as atividades já estão programadas para acontecer em setembro. A vereadora, Dila, explica que, em razão do calendário escolar, por se tratar de período de provas de final do semestre, grande parte dos  alunos não poderia participar, neste momento, desses eventos.  “Atendemos ao pedido das escolas, que perceberam essa impossibilidade; mas, garantimos as atividades para o mês de setembro”, explica.

Novo espaço para as atividades do WASH

A vereadora destaca, ainda, que, neste semestre, uma importante novidade para o Programa WASH, em Dr. Camargo, foi a garantia de um espaço para a realização das oficinas.  “As oficinas aconteciam num espaço emprestado e, agora, contamos com espaço próprio na Escola Tancredo Neves, com toda infraestrutura instalada (20 computadores). Dila lembra que o Programa WASH contou com o apoio de emendas dos deputados Do Carmo (para a infraestrutura e equipamentos) e da deputada Luísa Canziani (para a garantia de bolsa para os estudantes ministrarem as oficinas).

Outra conquista do Programa, em Dr. Camargo, foi a entrega de camisetas para todos os participantes do WASH. “Cada aluno recebeu a sua camiseta neste semestre e as próximas turmas também vão receber, graças ao apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, que disponibilizará este material”.

Texto: Denise Vieira Pereira

Fotos: Acervo pessoal Vereadora Dila