Para dar respostas às questões como o que fazer para reduzir os desastres naturais, causados pelos eventos extremos do clima e seus impactos para toda a sociedade e qual o papel de todos e dos governos frente a esse enorme desafio colocado nos dias atuais para todo planeta?, no oitavo episódio da websérie Ciência e Cultura, vamos brincar?, o público conferiu, na última terça, dia 21/11, um bate-papo com o climatologista, José Antonio Marengo Orsini, coordenador-geral de pesquisa e desenvolvimento no CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, que atua com eventos extremos, desastres naturais e redução de risco aos desastres.
O episódio foi veiculado às 18h, pelo canal 12.2 (EducaTV), canal educativo da Prefeitura de Campinas; e, ainda pode ser acessado pela plataforma Educaflix, canal de streaming.
Na programação, ainda, a Cia. Bola de Meia, com os atores Jacqueline Baumgratz e Celso Pan, apresentou o fictício planeta Sbraboul, que, antes, era multicolorido e cheio de saúde; e, agora, padece de “climopatia aguda” e preparou um hit bem animado para falar sobre mudanças climáticas.
E por falar em clima, uma solução para as questões da seca foi apresentada. O Programa WASH mostrou o projeto STAC-IBR: Solução para o Tratamento de Água nas Cisternas Instaladas no Brasil, que recebeu reconhecimento internacional, em 2018, ao chegar à final do 5º Stockholm Junior Water Prize, na Suécia. O projeto foi desenvolvido, pelos jovens pesquisadores e bolsistas do WASH, Beatriz Ruscetto da Silva, Matheus Henrique Cezar da Silva e Gabriel Gertrudes Trindade, sob orientação dos professores Edson Anício Duarte e João Alexandre Bortolatti do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Campinas.
Todos os episódios do Ciência e Cultura, também, podem ser acessados no canal do Programa WASH, no YouTube.
Mais sobre o Ciência e Cultura!
A Websérie Ciência e Cultura: vamos brincar? é uma produção do Programa WASH e parceiros e teve lançamento na EducaTV, no dia 3 /10. Até o momento, sete episódios já foram veiculados, trazendo em debate temas plurais da ciência, cultura e artes. Desde outubro, a websérie integra a programação do canal a toda terça, com episódios até o dia 12 dezembro.
A veiculação da websérie é resultado de uma parceria entre o Programa WASH e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas para que a EducaTV, exiba todos os episódios (um total de nove programas).
O programa Ciência e Cultura utiliza várias linguagens para popularizar e promover a comunicação científica e a cultura, em um ambiente de aprendizado e diversão para crianças, adolescentes, jovens, pais e responsáveis; enfim, para toda a comunidade.
A websérie, que foi idealizada pela pesquisadora, Elaine da Silva Tozzi, tem a coordenação do Programa WASH e como parceiros, o Movimento Nós Somos a Ciência e a Cia Cultural Bola de Meia; e, agora, o importante apoio da EducaTV, para sua divulgação.
Confira toda programação até dezembro/23, toda terça, às 18h:
Dia 28/11, às 18:00 – EP 09 – Acessibilidade
Extras:
05/12 – Folia e tecnologia
12/12 – Retrospectiva
Sobre a EducaTV
A EducaTV é uma emissora de televisão pública e aberta, cujo objetivo principal é fornecer programação educativa e cultural ao público, sem fins lucrativos ou comerciais. A partir do contexto da pandemia, em 2020, a Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME), em parceria com a TV Câmara, iniciou a produção de materiais audiovisuais como ferramenta de suporte aos processos pedagógicos, focados na aproximação entre os estudantes e os professores.
Em 2022, a SME decidiu por implantar seu próprio canal de televisão e de streaming, a EducaTV, sendo financiada pela Prefeitura Municipal de Campinas, e tendo como missão democratizar o acesso ao conhecimento e à informação.
Em diversas redes e canais nacionais e internacionais
O “Ciência e Cultura, vamos brincar?” já ganhou espaço em diversas emissoras abertas e canais fechados, entre elas: a TV Câmara de Jacareí, a TV Cidade de Taubaté, o VRT Chanel – transmitido para mais de 175 países em todo o mundo, e na Rede TVT – TV dos Trabalhadores, emissora educativa, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região; além do Programa ser veiculado para professores da rede pública municipal de ensino, como material de apoio pedagógico, e em canais de assembleias legislativas.
Texto: Denise Pereira