Com intuito de apresentar o Programa WASH e mostrar as inúmeras contribuições que o WASH pode dar às políticas de popularização da ciência, depois de 10 anos de acúmulo de experiências e “cases” bem-sucedidos nos estados de São Paulo e Paraná, e, mais recentemente, no Pará, a pesquisadora e gestora, Elaine da Silva Tozzi, se reuniu, no dia 16 de junho, no Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília, com a diretora do Departamento de Popularização da Ciência e Tecnologia e Educação Científica, Juana Nunes Pereira.
Para detalhar o Programa, Elaine apresentou a dissertação História e Caracterização de 10 Anos do WASH: um programa heterárquico de aprendizagem STEAM, de sua autoria, que foi defendida em abril deste ano, no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR).
O estudo foi dividido em dois eixos: o histórico e indicadores para caracterizar o Programa. A pesquisadora faz uma “imersão” no Programa, resgatando documentação, políticas públicas, memórias, narrativas e apresentando várias análises, resultados e indicadores do WASH. Tozzi ainda aborda os contextos e cenários nacional e internacional da alfabetização digital, trazendo uma linha do tempo das influências que moldaram o Programa, passando desde a importância das políticas públicas de inclusão digital nos anos 2000, no Brasil, (Governo Eletrônico – Gesac, Programa de Inclusão Digital – PID, One Laptop for Child (OLPC), o legado de Seymour Papert (MIT) e de Afira Vianna Ripper (Unicamp) e seus impactos para a educação digital, o desenvolvimento das linguagens Logo e Scratch até chegar aos tempos atuais da educação STEAM. Já em relação ao termo “heterárquico”, diz respeito à organização do WASH como um programa sem organogramas, com relações horizontais, descentralizada, trabalho colaborativo, com foco no protagonismo de seus participantes: o estudante/aluno e no aprendizado. A dissertação pode ser acessada no site do WASH.
Com a apresentação do estudo, foi possível aprofundar com a diretora o método WASH, sanar dúvidas sobre o funcionamento, gestão e como é formada a rede WASH.
Na mesma semana, por videoconferência, com a participação da bolsista Andrea Saraiva; e do ex-bolsista, Michel Alencar, foi apresentada a Plataforma Platuoxe, que é um instrumento de controle interno do Programa para geração de indicadores e avaliação de performance, para melhorar a qualidade e eficácia do WASH.
No encontro, a diretora informou que já havia pesquisado sobre o Programa, e expressou que ficou bastante impressionada com todo o seu histórico e atuação; Juana Pereira, ainda, apresentou o POPCIÊNCIA e convidou o WASH para integrar as discussões sobre a implementação da Política Nacional de Popularização da Ciência e Educação Científica.
Essa visita ao MCTI integrou uma série de encontros realizados pela pesquisadora e gestora, Elaine Tozzi, com órgão federais, durante os dia 15 e 21 de junho, em Brasília, entre eles, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Igualdade Racial, a Secretaria Nacional de Participação Social, e, ainda no Congresso Nacional, onde se encontrou com oito parlamentares, entre deputados e senadores.
Texto: Denise Pereira e Elaine Tozzi
Fotos: Acervo pessoal Elaine Tozzi