Cumprindo uma extensa agenda em Brasília, a pesquisadora e gestora, Elaine da Silva Tozzi, promoveu uma série de visitas a parlamentares (deputados e senadores), nos dias 20 e 21 de junho, no Congresso Nacional, com objetivo de buscar financiamento às atividades e expansão do Programa para outras regiões.
A cada parlamentar visitado, a proposta foi apresentar o WASH, o seu método, controle e gestão, seus “cases” de sucesso e discutir novos públicos e regiões para a sua implantação
No dia 20 de junho, terça-feira, Elaine foi recebida pela assessoria da deputada federal pelo Paraná, Luísa Canziani (PSD), que também é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados.
A deputada, que já financiou o Programa com diversas emendas, iniciou com o WASH a discussão sobre a realização de um Sessão Solene em homenagem aos 10 anos do Programa WASH e, ainda, para comemorar os 20 anos de Cultura Digital no Brasil, a partir da criação do GESAC (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão).
No mesmo dia, Elaine visitou o Gabinete do Senador, José Roberto Oliveira Faro – Beto Faro (PT-PA), onde apresentou para o assessor, Rogério Lima, a experiência do WASH e o case Funbosque, em Belém do Pará, onde o Programa disponibiliza 10 bolsas e atende a 40 estudantes. O objetivo foi mostrar o trabalho que já vem sendo realizado e pode ser ampliado no Estado do Pará.
Na sequência, nesta mesma data, o encontro foi com o senador, Rogério Carvalho Santos (PT-SE). Elaine solicitou expansão das atividades do WASH para Sergipe e recursos para atender as redes de educação e da saúde.
Além de levar o Programa para região de atuação do Senador, a visita foi marcada como um reencontro entre profissionais que já atuaram juntos. Rogério foi presidente do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região, nos anos 90, onde ambos trabalharam juntos.
A próxima reunião ocorreu no Gabinete do deputado Jorge Solla (PT-BA), com a presença do deputado e seu chefe de Gabinete, Ademário Costa. A pesquisadora apresentou o Programa e solicitou emendas voltadas para o atendimento às redes de ensino e saúde na Bahia.
Reuniões prosseguiram na quarta, dia 21/6
No dia seguinte, mais quatro deputados foram visitados. Com o deputado Airton Luiz Faleiro (PT-PA), Elaine Tozzi também apresentou o “case” Funbosque, em Belém, explicou o funcionamento do método WASH e solicitou recursos para a expansão no estado do Pará.
Durante a reunião, o deputado afirmou ter interesse em levar o WASH para estudantes da zona rural do estado e citou como provável parceira a Associação das Famílias da Casa Familiar Rural, na região de Altamira.
Elaine foi recebida também pelo deputado Vander Loubet (PT-MT) e seu assessor, Marcos Guimarães, para dialogar sobre Educação Científica e Tecnológica e seu financiamento para ações no Mato Grosso, por meio do Programa WASH.
Mais um gabinete parlamentar visitado foi o da deputada Reginete Souza Bispo (PT-RS). Elaine apresentou o Dossiê Kilombo, Proteger, Defender e Vigiar da Comunidade Morada da Paz, instalada em Triunfo (RS); e, ainda, solicitou à deputada emenda para o WASH para ser destinada às comunidades tradicionais no Rio Grande do Sul.
Fechando o ciclo de visitas parlamentares, na quarta-feira, Elaine apresentou o Programa WASH à deputada Ana Pimentel (PT-MG), e discutiu recursos para implantação do método WASH para redes de ensino e saúde.
Importante destacar que as agendas parlamentares, realizadas com deputados do Pará, foram intermediadas e apoiadas pelo professor-orientador, Jader Gama, que atua também no WASH, na Funbosque, em Belém; e contou, ainda, com a assessoria do deputado estadual, Dirceu Tem. Caten (PT-PA).
Redação: Denise Pereira e Elaine da Silva Tozzi
Fotos: Acervo Pessoal Elaine da Silva Tozzi