Produzindo Ciência

 

 O que estudam e produzem os bolsistas do WASH que participam das atividades de Iniciação Científica do Programa, quem são eles, quais os temas trabalhados em suas pesquisas, a quem se destina o resultado das pesquisas? Esse conjunto de questões e outros temas de interesse foram respondidos em um levantamento realizado no período de 2015 a 2018, preparado pela bolsista Gisele Miozzo Fink, sob orientação da Coordenação do WASH.

Essa foi a primeira pesquisa do WASH para se ter um cenário sobre a Iniciação Científica no Programa e os seus temas.

Gênero e Escolaridade

No período de 2015 a 2018, o WASH contou com 152 bolsistas na Iniciação Científica. Deste total, 58 eram homens; e 42% de mulheres.

Os bolsistas, em sua maioria, eram alunos do Ensino Médio. Esse grupo representou 54% dos atendidos pelas bolsas do WASH; 25% deles eram do Ensino Médio Técnico; 12% estudantes da graduação, 1% de cursos de especialização.

Áreas de interesse dos bolsistas

De acordo com o levantamento, um olhar sobre as grandes áreas do conhecimento revela que o maior interesse dos bolsistas é pela área da Ciências Exatas e da Terra. 63,5% das produções científicas estão concentradas neste segmento; 13,5% são produções das Ciências Humanas, 9,5% das Ciências da Saúde, 8% das Ciências Biológicas e 5% das Ciências Aplicadas.

A análise também mapeou subáreas de interesse, dentro das grandes áreas. E a investigação mostrou que:
• Na Física, as produções sobre Mecânica e Eletricidade, estão em primeiro e segundo lugares na preferência dos estudantes do WASH em suas pesquisas.
• Na Química, o interesse maior é por Conteúdos Curriculares do Ensino Médio e Eletroquímica.
• Na Matemática, os bolsistas produziram mais sobre Lógica e Conteúdos Curriculares dos Ensinos Fundamental e Médio.
• Na Biologia, a Educação Ambiental foi disparada o tema de maior interesse, seguida por Taxidermia e Sustentabilidade.
• Na Saúde Coletiva, as pesquisas sobre “Promoção da Saúde” foram maioria, seguida pelo interesse em “Prevenção de Agravos” e “Educação em Saúde”.
• Nas Ciências Humanas, o tema mais pesquisado foi “Educação”; seguido por História e Psicologia.
• Nas Ciências da Computação, “Programação” e Dispositivos Eletrônicos foram os preferidos neste segmento (juntos somaram 28% dos projetos desta subárea).

Uma biblioteca completa em construção

A diversidade temática das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas do WASH comprova que não há tema de menor relevância, quando o interesse é explorar, descobrir, buscar soluções. E o resultado dessas práticas é um acervo enorme, uma verdadeira biblioteca de novos conhecimentos que vai sendo construída a cada dia, a cada nova pesquisa concluída.
O WASH tem seus “pequenos grandes cientistas” que trazem soluções para inúmeras questões de interesse da sociedade, seja para agricultura, para o meio ambiente, para a saúde, à acessibilidade; às tecnologias de comunicação, de localização; à robótica, para as telecomunicações, para a habitação, para o lazer e ludicidade; entre muitas outras.

Confira a lista de Temas abordados pelos Bolsistas no Quadriênio 2015-2018

Toda sociedade é beneficiada com as pesquisas

Uma pergunta que sempre surge é quem são os beneficiados por todas essas pesquisas? Quem aposta que são apenas os estudantes envolvidos acerta apenas em parte a resposta. 43% das pesquisas desenvolvidas pelo Programa são destinadas para a sociedade em geral, podemos exemplificar com projetos voltados para a Habitação, Saúde, Telecomunicações, Agricultura, Tecnologias etc.

18% dos participantes do WASH destinam as suas pesquisas para benefício dos estudantes do Programa. Já 17,3% das pesquisas atendem diretamente os estudantes em geral. Aqui, podemos citar projetos voltados à Educação, desenvolvimento de aplicativos, EAD, ludicidade no ensino, metodologias para auxiliar didática, kit educacionais, desenvolvimento de jogos para raciocínios, videoaulas, robótica educacional, entre outros.

Outro segmento que tem importante olhar nas pesquisas do WASH são as pessoas com deficiência. 15,3% das nossas produções são destinadas a este grupo; e abordam entre outras temáticas pesquisas sobre Braille, tecnologias assistivas, mobilidade, tecnologias para inclusão de pessoas com epilepsia, plataformas acessíveis etc.

As demais pesquisas atendem especificamente educadores (2,7%), empresas (2%), produtores rurais (0,7%) e cientistas (0.7%).

O levantamento de dados sobre a Iniciação Científica do Programa WASH traz ainda novas informações que serão divulgadas em uma segunda etapa. Aguardem!

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