Dentro da programação do evento de tecnologia e futuro sustentável, inovação e empreendedorismo, Santos Summit, que acontecerá de 7 a 9 de março (de quinta sábado), no Parque Tecnológico de Santos, a cultura oceânica e a economia azul terão destaque e uma manhã inteira de atividades voltadas à educação, sob a coordenação do Projeto Maré de Ciência (como evento satélite).
No dia 8 de março, próxima sexta, das 9h às 11h, mais de 300 estudantes vão poder acompanhar um verdadeiro combo de eventos, celebrando os clubes de cultura oceânica do país; no total são 15, informa Camila Keiko Takahashi, graduada em Biologia na Unesp e gerente de projetos do Maré de Ciência.
O Maré de Ciência é um programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp Campus da Baixada Santista), para a difusão científica e o engajamento para fortalecer a interface entre ciência, políticas públicas e sociedade.
Na agenda desta manhã de “Cultura Oceânica na Educação”, estão previstas:
- Apresentação dos resultados do Programa Escola Azul. O projeto é aberto às escolas brasileiras, públicas e privadas, perto ou longe do mar, para trabalharem o tema oceano de forma integrada e transversal em seus currículos escolares, desenvolvendo o pensamento crítico e criativo e envolvendo ativamente a comunidade escolar na Cultura Oceânica.
- Lançamento da 4ª edição da Olimpíada Brasileira do Oceano, com a temática “Oceano e Amazônia”, em parceria com a Universidade Federal do Pará. A Olimpíada é realizada pelo Maré de Ciência, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a colaboração do projeto EUceano, da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) e da Rede de Escolas Azuis do Atlântico (All-Atlantic Blue Schools Network).
- Premiação da Olimpíada Brasileira do Oceano 2023, que contou com mais de 45 mil inscritos nesta edição. Informações sobre a Olimpíadas: O2 – Olimpíada do Oceano (maredeciencia.eco.br).
O Escola Azul e as Olimpíadas são projetos que integram o Maré de Ciência.
E a programação não para aí! Para marcar o Dia das Mulheres, as embaixadoras do MCTI, a dupla Big Bang, Isabela e Beatriz Toassa, vai conversar com o público para inspirar jovens na carreira STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) contando suas experiências. Elas são donas do maior canal infanto-juvenil destinado à popularização da ciência e educação.
Beatriz Toassa (13 anos) e Isabella Toassa (12 anos), são apaixonadas por ciência, tecnologia e por disseminar educação, no canal @DUPLABIGBANG. Nacionalmente, são reconhecidas como “As cientistas mais jovens do Brasil”, Embaixadoras do MCTI – Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e Membros Júnior da Academia Brasileira de Jovens Cientistas (ABJC). Cientistas Cidadãs pela NASA / MCTI / IASC; Multimedalhistas em Olimpíadas Científicas e do Conhecimento; Prêmio Internacional ISKA (Internacional Star Kids Awards) – Crianças mais talentosas do mundo – 2023; Fundadoras do Programa Social e Voluntário de Ciência itinerante: Tem Ciência Aqui!; e palestrantes e expositoras no maior evento de popularização de ciência do Brasil (SNCT), promovido pelo Governo Federal.
Saiba mais sobre:
- Maré de Ciência: O Maré de Ciência fomenta as Ciências do Mar no contexto da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), alinhados aos objetivos da Década do Oceano da ONU e os princípios da Cultura Oceânica. O programa atua em cinco frentes: escola; comunidade; mulheres na ciência; ciência cidadã; e políticas públicas e tomada de decisão. Saiba mais: https://maredeciencia.eco.br/
- Projeto Escola Azul: tem a participação de 260 escolas em todo o Brasil, envolvendo cerca de 84 mil estudantes e 900 docentes.
- Santos Summit: acesse o link: SANTOS SUMMIT 2024 – Powered by 4.events
- Dupla Big Bang: https://www.instagram.com/duplabigbang/
https://www.youtube.com/@duplabigbang
Texto: Denise Pereira com informações da Assessoria de Imprensa dos Projetos Maré da Ciência e Escola Azul
Fotos: Divulgação