O STEAM

Mas, afinal o que significa essa sigla STEAM?

Numa simples sigla, um significado gigantesco. Definida muitas vezes como conceito, metodologia, abordagem pedagógica, método e até Educação STEAM, o termo traduzido como (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) surge no mundo escolar como uma demanda do mercado. STEAM é um termo que foi criado por Georgette Yakman.

O que ainda parece novo, para nós brasileiros, vem sendo discutido amplamente pela sociedade americana há mais de duas décadas. Com intuito de manter sua liderança econômica e tecnológica, os norte-americanos apostaram que deveriam ampliar competências e habilidades de seus estudantes nas escolas e faculdades, oferecendo uma formação mais integrada que preparassem profissionais mais completos para os desafios do futuro.

Surge, assim, uma metodologia/educação que propõe um aprendizado integrado, interdisciplinar, que trabalha diversas áreas do conhecimento, incentivando o protagonismo do aluno, o desafio de lidar com problemas e soluções; portanto, a vivenciar erros e acertos, colocando em prática o pensamento científico e crítico.

Vale destacar que a sigla nasceu como STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics), porque, no início, os pesquisadores americanos não abordaram o campo das Artes nesta cesta de conhecimentos. Mas, hoje, esse campo do conhecimento tão vasto (que envolve a linguagem, a música, o design, a arquitetura, a pintura, o desenho, o teatro e tantos outros), que destaca na sua essência a criatividade, amplificou a metodologia.

De acordo com o pesquisador do tema, Gustavo PUGLIESE, da Universidade de São Paulo, que estuda STEAM no Brasil, na Inglaterra e nos EUA:

 “O STEAM é um movimento que surgiu nos EUA com a constatação de que o modelo de ensino estava defasado em relação ao aumento da tecnologia na sociedade e de que existia uma potencial e prejudicial escassez de mão de obra nas áreas do Steam. Isso ameaçaria a liderança econômica dos EUA e o desempenho escolar dos alunos em ciências. Ou seja, o nascimento do movimento está muito ligado a uma demanda do mercado e da nova indústria. Ele foi apresentado como um currículo, pois para as escolas apareceu como uma prescrição para sanar essas questões.”

Mas o pesquisador aponta STEAM como “algo maior”. “É política econômica, política educacional, é demanda da indústria e, também, parte de uma tendência maior, global, de incentivo a Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

As atividades do Programa WASH são vivências, que incentivam os alunos a um aprendizado interdisciplinar, criativo, colaborativo e reflexivo, privilegiando o método científico e o protagonismo do educando. O programa propõe também a “Cultura Maker – faça você mesmo!)”, na busca de respostas e soluções em cada projeto.

Autonomia, criação, investigação e interpretação do conhecimento são palavras-chaves no processo de aprendizagem, pois o Programa acredita, desta forma, que os alunos são desafiados a encontrar respostas e soluções; e buscar colaboração quando necessitarem. Toda investigação neste processo, necessariamente, passa pelo valor científico, com a experimentação que independentemente levará às soluções, ainda que no percurso dos projetos acertos e erros aconteçam e são trabalhados para que os envolvidos possam fazer melhor até alcançarem seus objetivos.

Referências Bibliográficas:

• ALFANO, Bruno. Conheça o método de Educação STEAM, que privilegia as Ciências Exatas e um currículo de projetos. Jornal Extra. São Paulo: 11 de novembro de 2018. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/educacao/educacao-360/conheca-metodo-de-educacao-steam-que-privilegia-as-ciencias-exatas-um-curriculo-de-projetos-23226371.html. Acessado em 23/04/2020
• GAROFALO, Débora. Como levar o STEAM para a sala de aula. Disponível em
89: em 25/06-2019. Acessado em 23/04/2020
• SPONTE. Entenda o que é STEAM e como aplicar esse conceito na escola. Acessado em 23/04/2020. Disponível em:
https://www.sponte.com.br/entenda-o-que-e-steam-e-como-aplicar-esse-conceito-na-escola/. Acessado em 23/04/2020.

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