O que é o Programa WASH?

O WASH – Workshop Aficionados em Software e Hardware é um programa, com atividades educacionais não formais, que tem como principais objetivos a promoção da iniciação científica e a popularização da ciência para estudantes do ensino fundamental, com a participação de estudantes do ensino técnico, médio e de graduação – principalmente da rede pública.

Em sua fase inicial, foi implantado no CTI Renato Archer, unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações-MCTIC, no período de 2013 a 2018 (leia mais sobre as origens e trajetória no Histórico); e como uma ação de voluntários. Em 2018, se constitui como um Programa através do Documento de Referência constante na Portaria 178/2018, e hoje, tem alcance em todo território brasileiro.

O WASH oferece, em parceria com entidades promotoras que adotam a metodologia, a exposição ao método científico e ao letramento tecnológico, num contexto de valorização da autonomia dos estudantes.

No Programa, os estudantes participam de vivências de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – são oficinas de interação para a convivência, aprendizado e desenvolvimento de projetos de pesquisas, baseados no método científico, nos mais diversos níveis de complexidade. O WASH se vale de ferramentas científicas, tecnológicas, lúdicas e culturais para estimular habilidades relacionadas ao conhecimento e à aprendizagem.

De acordo com o idealizador e coordenador do Programa junto ao CNPq, o físico Victor Pellegrini Mammmana, “o valor fundamental do WASH é o método científico, apoiado na aprendizagem de técnicas de programação de computadores no contexto da Rede Pública de Ensino”.

No processo de aprendizagem no WASH, estimula-se a cooperação, a troca de informações, o reconhecimento pelo esforço, bem como a valorização do respeito por si, pelo outro e pelo grupo social, com a participação ativa da família e da comunidade.

Protagonismo do Aluno

O WASH propõe o protagonismo do estudante de todas as idades na investigação tecnológica e científica e concentra o seu investimento em pessoas, aproveitando a infraestrutura existente nos sistemas de ensino básico, universitário e de pesquisa brasileiros.

Como resultados, os educandos produzem vídeos e filmes de curta duração, com temáticas científicas, Jogos eletrônicos, aplicativos e até minicursos de computação gráfica, além de artigos científicos. Toda a produção, ou seja, as pesquisas são orientadas a dar respostas e soluções à sociedade, incentivamos a cultura científica e a Ciência Cidadã.

Educação não formal

Na sua configuração, o WASH se constitui em um Programa de Educação Não Formal. De acordo com a socióloga Maria da Glória GOHN, professora aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp, especialista em Sociologia e Educação, “a educação não formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Seus objetivos não são dados a priori, eles se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo.

Para Martha MARANDI, na Revista Ciência e Educação, muitos autores têm optado em usar as expressões e conceitos que se aproximam da ideia de não formal como:
• “Pedagogia social”
• “Educação social”
• “Aprendizagem por livre-escolha”.

Importante ressaltar que a Educação não formal não é alternativa ou contra o aprendizado formal, mas, sim complementar.

O WASH oferece muito mais!

• Aproveita a infraestrutura existente – o foco é nas pessoas.
• Uso de conceitos e práticas das mais renomadas instituições tecnológicas como o MIT – Massachusetts Institute of Technology.
• Financiamento por meio de emendas parlamentares.
• A participação é inclusiva, não há processo seletivo e nem cobrança
• Independência do currículo escolar.
• Integração e mobilização das comunidades.
• Articula as redes de ensino no território que recebe o Programa.

Conheça os principais propósitos do WASH:

• Ser uma metodologia para a disseminação e popularização da Ciência e Tecnologia
• Ser uma ferramenta que dê um significado para o processo de aprendizagem, na qual os educandos aprendem ensinando;
• É lúdico o processo de aprendizagem;
• Ser um instrumento participativo de inclusão social, com a colaboração das famílias e comunidade;
• Valorizar o indivíduo e a sua dignidade, sem discriminação ou preconceito;
• Ser uma fonte rica de experiências emocionais e sociais para os participantes, humanizando o processo de aprendizagem da Tecnologia, Ciência, Cultura e Inovação;
• Ter a proposta de compartilhar o conhecimento, recursos materiais e o tempo
• entre os participantes;
• Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural;
• É um programa que trabalha com o conceito de multiplicadores;
• Oferta iniciação científica para o ensino médio;
• Estimula a cultura científica e a ciência cidadã;
• Integra as redes de ensino no território;
• É financiado por emenda parlamentares;
• Promove a extensão e a pesquisa nas universidades;

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