
Divulgação
Bolsistas, fiquem atentos! O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2023 vai até o dia 31 de maio, ou seja, daqui a pouco o tempo começa a ficar curto para que todos os contribuintes fiquem em dia com a Receita Federal.
Os rendimentos de bolsas como as oferecidas pelo Projeto WASH, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), são considerados rendimentos isentos de tributação. O que significa que sobre esses ganhos não incidem impostos, mas se o contribuinte se enquadrar nas situações em que é obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda, esses rendimentos devem ser declarados como “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e o declarante deverá informar se a bolsa é do titular ou do seu dependente.
Na hora de fazer seu imposto, então, não se esqueça de buscar o Comprovante de Rendimentos Pagos, na Plataforma Carlos Chagas. O procedimento é bem simples:
- Acesse a Plataforma Carlos Chagas, no link: Plataforma Integrada Carlos Chagas (cnpq.br);
- Clique em “Outros bolsistas”; Após, digite seu login e senha no CNPq;
- Escolha a opção “Gerenciamento de Bolsas”;
- Busque o comprovante em “Declaração de Rendimentos para o IR”
- Escolha o ano – 2022 e imprima.
O bolsista pode fazer o download/armazenamento em seu computador. Em caso de dúvidas, entre em contato com o CNPq.
Para mais informações sobre quem deve declarar, como fazer a declaração, prazos, restituição entre outras, acesse o site da Receita Federal, no link: Meu Imposto de Renda — Receita Federal (www.gov.br)
E, lembre-se, também: a não entrega do IR para aqueles que estão obrigados a declarar resulta em multa pelo atraso.
Texto: Denise Vieira Pereira