O MIC foi criado em 2018, com o objetivo de despertar o interesse pela ciência, cultura e tecnologia

As atividades, apoiadas pelo Programa WASH,  foram realizadas com a participação das alunas do “Clube de Ciências Meninas nas Exatas e Jovens Cientistas, que tem a supervisão da professora Maria Tereza Fabro, que atua em parceria com o professor Lineu Alves Filho.

As férias foram tempo de aprendizado e muita diversão para cerca de 1440 crianças, que participaram das atividades do Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos (MiC), entre os dias 20 e 26 de julho.

O evento Férias no MiC foi uma oportunidade para o público, em geral, interagir com um mundo cheio de brincadeiras, diversão e novos conhecimentos sobre diversos conteúdos e experimentos de Ciências.

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP), por meio do Projeto de Extensão: Clube de Ciências Meninas nas Exatas e Jovens Cientistas, em parceria com o Programa WASH e Prefeitura Municipal de São José dos Campos, desenvolveu a atividade de Criação de Slime, que mobilizou as crianças para, literalmente, botar as mãos na massa, usar e abusar da criatividade e usar essa técnica de forma simples, com segurança,  barata e divertida. O slime é  uma atividade que estimula a imaginação, criatividade, desenvolvimento motor e cognitivo e permite muita troca entre as crianças, com o simples uso e produção das massinhas modulares e coloridas.

As atividades foram realizadas com a participação das alunas do “Clube de Ciências Meninas nas Exatas e Jovens Cientistas, que tem a supervisão da professora Maria Tereza Fabro, que atua em parceria com o professor Lineu Alves Filho.

A professora conta que  as clubistas foram voluntárias e ajudaram no desenvolvimento e aplicação das oficinas e atividades.

Oficinas de Slime no MiC, São José

Mãos na massa

Conheça o MIC! O Museu Interativo de Ciências (MIC) foi criado em 2018 com o objetivo de despertar o interesse pela ciência, cultura e tecnologia e mostrar os benefícios que estes estudos trazem para a qualidade de vida. No local, são realizadas atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bolha cilíndrica, bolhas esculturais, trem da inércia, super-looping, força centrífuga, basquete giratório, harpa de tubos e máquina eletrostática de Wimshurst. No total, são cerca de 50 atrações disponíveis para os visitantes.

 

WASH em São José

Em São José dos Campos, 18 estudantes que participam do projeto Jogos Acadêmicos Digitais para a Educação (JADE) são bolsistas do Programa WASH e desenvolvem jogos para aplicação a diversas pesquisas, além de participarem das oficinas e atividades, realizadas em parceria com o Instituto Federal.

Os estudantes, que integram o projeto JADE,  utilizam o Método Ágil, para planejar, organizar e desenvolver as atividades, que adota a  ferramenta adotada GDevelop, no desenvolvimento dos jogos educacionais. Esta ferramenta usa o desenvolvimento baseado em eventos, explica a professora Maria Tereza.

A professora conta que durante os meses de março e abril, os alunos passaram por uma capacitação para usar o Método Ágil e suas boas práticas e na ferramenta de desenvolvimento de jogos GDevelop.

Maria Tereza explica que  “como os alunos não possuíam experiência prática de ensino, os coordenadores do projeto trabalharam com o grupo o processo de conversão de atividades de ensino tradicionais em jogos educacionais digitais.”

Maria Tereza ressalta, ainda, a importância da parceria com o Programa WASH para a realização de todo trabalho. “As bolsas do WASH são um importante incentivo à permanência dos estudantes na escola e de toda aproximação desse aluno com a  ciência.”

Conheça, abaixo, as pesquisas e diversidade de interesse dos bolsistas e estudantes com a utilização dos jogos no projeto, que passam por disciplinas como a Química, Física, Geografia, Música, controle de presença, capacitação de equipes, entre outras. Veja lista de trabalhos desenvolvidos:

  1. Criação de jogo livre para para aprender o software GDevelop.
  2. Criação de jogo usando o Gdevelop, para aprendizado do uso da ferramenta.
  3. Criação de eventos na plataforma WASH, para relatar as reuniões feitas.
  4. Conversão do post (Agnes) em um jogo em formato de história, para criação de cenas de jogo.
  5. Adicionar um minijogo no jogo Mulheres na Ciência, para ensinar química.
  6. Desenvolvimento do Jogo de Ritmo, para ensinar as notas musicais.
  7. Criação de um minijogo sobre vetores de força e conservação de energia, para ensinar Física para alunos do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.
  8. Criação de minivídeos sobre funções do Gdevelop, para auxílio e capacitação de equipe.
  9. Pesquisa sobre diferentes atividades gamificadas, para selecionar uma para adicionar ao jogo.
  10. Criação de fase para o jogo de vetores de força, para ensinar Física para alunos do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.
  11. Criação de botões do Jogo de Ritmo, para design final do jogo.
  12. Sincronização de música com a batida (momento correto do clique), para computar os pontos corretamente.
  13. Criação de formulário para saber dos integrantes o que gostariam de aprender no Gdevelop, para continuar a US de vídeos.
  14. Criação de um minijogo sobre Química Orgânica, para auxiliar no aprendizado da matéria.
  15. Criação de minivídeos sobre funções do Gdevelop, para auxiliar e capacitar melhor toda a equipe.
  16. Interação do barco com os continentes, para dar continuidade no jogo sobre história e Geografia.
  17. Criação de jogo sobre viagem espacial, para ensinar sobre os perigos do espaço.
  18. Criação de documento com a presença nas reuniões, para criar os eventos que não estão na plataforma WASH.
  19. Adição de novos efeitos e mais didática para o jogo de vetores forças, para ensinar Física para alunos do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.
  20. Adicionar um sistema de pontuação, para finalizar fases.
  21. Criação de um jogo de Geografia, para ensinar a localização de estados.
  22. Aplicação do jogo “Primeira Lei de Newton” para turma do 1º Ensino Médio do IFSP, para avaliar a fase de
  23. Interação do player com o Brasil, para dar início ao minijogo.
  24. Pesquisar sobre Química Orgânica, para planejar a criação de um jogo.
  25. Criação de jogo sobre viagem espacial, para ensinar os perigos do espaço

Texto: Denise Pereira