
MCTI conhece experiência do Projeto WASH na Escola Maestro Roberto Pereira Panico.
Este ano, o evento retoma o formato presencial, no dia 19 de novembro, das 9h às 13h, no espaço da unidade escolar
A Direção da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, em Londrina (PR), convida a comunidade para conhecer a produção científica dos alunos (as) do ensino fundamental e dos professores da unidade, durante Feira Científica, no próximo dia 19 de novembro, das 9h às 13h, nas dependências da escola. “Trata-se da quinta edição de nossa Feira de Ciências, este ano, novamente no formato presencial. Nossa expectativa é que as famílias prestigiem o trabalho de pesquisa e iniciação científica realizado na unidade ao longo deste ano”, destaca a diretora Thatiane Verni Lopes de Araújo.
Thatiane afirma que a Direção da escola está muito satisfeita com as produções dos alunos e alunas. Segundo a diretora, a expectativa é mostrar o quanto a tecnologia está associada ao processo de conhecimento. E cita a importância da parceria com o Projeto WASH – Workshop Aficionados em Software e Hardware, iniciada em 2019 e que, até o momento já resultou em mais de 50 oficinas para cerca de 500 alunos (as) da escola. “As oficinas do WASH contribuíram bastante para a concretização da Feira. Temos algumas pesquisas que vão utilizar o Microbit. E, hoje, se os alunos (as) usam o Microbit é porque tiveram uma bagagem graças ao Projeto WASH, porque eles aprenderam a usar a linguagem de programação pela plataforma Scratch e, por consequência, estão utilizando o Microbit”.
A diretora informa, ainda, que serão expostos trabalhos que já foram premiados em outras feiras das quais a escola participou. “Por exemplo, na Londrina Matsuri (um dos maiores eventos da comunidade japonesa no Paraná), ficamos em primeiro lugar, com a temática do “gerar” que é uma ação para o meio ambiente e a proposta da Horta 4.0”, conta.
Thatiane adianta que serão apresentados projetos de crianças de 5 a 11 anos, matriculadas desde o P5 (Educação Infantil) até o 5° ano do Ensino Fundamental I. E reitera a atuação do WASH na Feira Científica. “O WASH vai atuar de forma direta na parte de avaliação dos trabalhos. Os bolsistas, vinculados ao Instituto Federal do Paraná (IFPR), estarão envolvidos no processo de avaliação da aprendizagem, por meio de contribuição voluntária, para avaliar as pesquisas, verificar a problemática, a capacidade técnica, a argumentação e, principalmente, a criatividade e inovação do produto a ser desenvolvido na unidade”.
A Feira Científica tem, ainda, participação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), apoio da Secretaria Municipal de Educação de Londrina e do WASH/CNPq, além de parceria internacional, do British Council (Inglaterra), via Programa Garotas STEM.
Texto: Delma Medeiros