Um episódio que vai ajudar o público a refletir sobre a importância das vacinas para a sobrevivência da humanidade. É o que o promete o sétimo programa da websérie Ciência e Cultura, vamos brincar?, na próxima terça, dia 14 de novembro, às 18h, na EducaTV (canal educativo da Prefeitura de Campinas, que pode ser acessado pelo canal 12.2). Essa programação também pode ser conferida pela Educaflix, canal de streaming.

As vacinas são fundamentais para a vida no planeta, ainda que muita hesitação e desconfiança contornem a questão das imunizações, sobretudo, em período nos quais a desinformação e notícias falsas estão em alta. Foi assim, lá no passado (no início do Século 20), com a revolta das vacinas, episódio histórico na saúde pública brasileira e, ainda que em proporções menores,  foi assim, recentemente, com a epidemia da Covid-19, em pleno Século 21.

Para trazer esclarecimentos, mostrar a história e esforços dos primeiros cientistas, com a descoberta das vacinas e a importância dos imunizantes para preservação da vida, o Ciência e Cultura aprofundou o tema.

A convidada do episódio é Mellanie Fontes-Dutra, biomédica, mestre e doutora em Neurociências (UFRGS), com pós-doutorado em Bioquímica (UFRGS). Mellanie é coordenadora da Rede Análise COVID-19, membro do grupo Infovid e colaboradora do Instituto Questão de Ciência.

Também, neste episódio, os atores, Jacqueline Baumgratz e Celso Pan, da Cia Bola de Meia, fazem uma viagem no tempo para que o público entenda como surgiram os imunizantes e sobre  os heróis e heroínas, que  batalharam  para que as vacinas salvassem tantas vidas. Mais um hit foi preparado pela Cia, que apresenta a música “Vacina é cuidado e prevenção. É ciência, amor e proteção”.

E mais! O bolsista, Michel Morandi, fala sobre o processo de adaptação das oficinas de Scratch para o modelo remoto, na EMEF Professor Aristeu José Turci, em Jacareí (SP), uma necessidade imposta pelo isolamento social, durante o período da pandemia.

Todos os episódios do Ciência e Cultura, também, podem ser acessados no canal do Programa WASH, no YouTube.

Mais sobre o Ciência e Cultura!

A Websérie Ciência e Cultura: vamos brincar? é uma produção do Programa WASH e parceiros e teve lançamento na EducaTV, no dia 3 /10. Desde outubro, a websérie integra a  programação do canal toda terça, com episódios até o dia 12 dezembro.

A veiculação da websérie é resultado de uma parceria entre o Programa WASH e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas para que a EducaTV, exiba todos os episódios (um total de nove programas).

O programa Ciência e Cultura utiliza várias linguagens para popularizar  e promover a comunicação científica e a cultura, em um ambiente de aprendizado e diversão para crianças, adolescentes, jovens,  pais e responsáveis; enfim, para toda a comunidade.

A websérie, que  foi idealizada pela pesquisadora,  Elaine  da Silva Tozzi, tem a coordenação do Programa WASH e como parceiros, o  Movimento Nós Somos a Ciência e a Cia Cultural Bola de Meia; e, agora, o importante apoio da EducaTV, para sua divulgação.

Confira toda programação até dezembro/23, toda terça, às 18h: 

Ciência e Cultura, vamos brincar? Uma parceria EducaTV e Programa WASH

Dia 14/11, às 18:00 – EP 07- Vamos tomar vacinas?

Dia 21/11, às 18:00 – EP 08 – Mudanças climáticas

Dia 28/11, às 18:00 – EP 09 – Acessibilidade

Extras:

05/12 – Folia e tecnologia

12/12 – Retrospectiva

Sobre a EducaTV

A EducaTV é uma emissora de televisão pública e aberta, cujo objetivo principal é fornecer programação educativa e cultural ao público, sem fins lucrativos ou comerciais. A partir do contexto da pandemia, em 2020, a Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME), em parceria com a TV Câmara, iniciou a produção de materiais audiovisuais como ferramenta de suporte aos processos pedagógicos, focados na aproximação entre os estudantes e os professores.

Em 2022, a SME decidiu por implantar seu próprio canal de televisão e de streaming, a EducaTV, sendo financiada pela Prefeitura Municipal de Campinas, e tendo como missão democratizar o acesso ao conhecimento e à informação.

Em diversas redes e canais nacionais e internacionais

O “Ciência e Cultura, vamos brincar?” já ganhou espaço em diversas emissoras abertas e canais fechados, entre elas: a TV Câmara de Jacareí, a TV Cidade de Taubaté, o VRT Chanel – transmitido para mais de 175 países em todo o mundo, e na Rede TVT – TV dos Trabalhadores, emissora educativa, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região; além do Programa ser veiculado para professores da rede pública municipal de ensino, como material de apoio pedagógico, e em canais de assembleias legislativas.

Redação: Denise V. Pereira