Um importante passo foi dado para a ampliação do Programa WASH em São Carlos, neste mês de agosto. Graças a um trabalho de articulação entre o Programa e a Rede Municipal de Ensino, o WASH foi apresentado para gestores das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs), no dia 9 deste mês.

Durante a apresentação, participaram diretores de escolas, o diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Paulo Rogério da Silva, professores, coordenadores, chefes de seção e até bibliotecários das unidades escolares, que puderam conhecer um pouco mais sobre a metodologia do WASH. A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, também, participou com a presença da diretora do Departamento de Políticas de Inovações Tecnológicas e Desenvolvimento Sustentável, Larissa Vieira, representando o secretário, José Galizia Tundisi (ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq).

A apresentação do WASH foi realizada por, Elaine da Silva Tozzi, Oswaldo Luciano dos Santos e Chico Simões.

Osvaldo Luciano dos Santos e Francisco Simões apresentaram suas ações extensionistas no município, por meio do Programa. Simões foi o primeiro bolsista do Programa WASH, em São Carlos, e, hoje, atua, voluntariamente no Programa.

O WASH já foi adotado pela  EMEB Arthur Natalino Deriggi, que iniciou as oficinas em março deste ano, no município. As atividades do Programa nesta escola são coordenadas pelo bolsista, Osvaldo Luciano dos Santos. A Escola fica no bairro Aracy II e conta com 1,1 mil alunos do 1º ao  5º ano do Ensino Fundamental, nos períodos da manhã e tarde; e, também, estudantes do EJA –  Educação de Jovens e Adultos, no período noturno.

Já Simões tem realizado um papel importante na articulação com o Instituto Federal Campus São Carlos, que recebe cerca de 100 crianças da rede municipal para oficinas de Scracth  e  Robótica, ministradas por estudantes voluntários do IF.

Também no dia 9, foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus São Carlos, reunião com o coordenador de extensão, Prof. Ricardo Arai e com a Profa. Renata Martins dos Santos Paro.

Neste encontro, a gestora do Programa WASH, Elaine Tozzi, explicou o método WASH, seus processos de gestão e acompanhamento da iniciação científica e extensão e como funciona os processos de distribuição de bolsas.

O coordenador do IF, Ricardo Arai, firmou o compromisso de formalizar a parceria com o WASH, por meio de assinatura do termo de adesão que deve ser publicado, em breve.

Já em relação às escolas municipais, as próximas etapas para levar o WASH às unidades  envolvem a formalização das adesões ao Programa e,  também, a realização de oficinas voltadas aos educadores das escolas interessadas.

A bolsista do WASH, Sandra Lanza, também acompanhou as duas atividades

Texto: Denise Vieira Pereira

Fotos: Acervo Programa WASH