O Programa WASH convidou o parlamentar que mais contribui com emendas para atividades e bolsas do Programa, desde a sua criação, para um diálogo sobre as motivações do financiamento e avaliação dos investimentos. Com a palavra, o deputado Federal, Ivan Valente (PSOL-SP).
WASH: O Programa WASH de Educação Científica e Tecnológica completa 10 anos de atuação, em 2023. E a sua largada como um Programa que oferece bolsas como forma de incentivo à promoção da iniciação científica e divulgação da ciência na rede pública está intimamente ligada ao seu mandato, uma vez que o Sr. foi o primeiro deputado federal a investir recursos, por meio de emendas parlamentares, o que foi muito inovador naquele momento. Como foi fazer essa aposta, em 2016?
Dep. Ivan Valente: Foi uma articulação entre o nosso mandato, os movimentos sociais e a militância progressista da região de Campinas que permitiu que a gente fizesse essa aposta no projeto lá no começo. Como podemos ver, foi um sucesso.
WASH: O Sr., também, é a principal referência quando destacamos o financiamento nos últimos quatro anos. Das 16 emendas destinadas ao WASH, o Sr. é autor de seis delas, quase 40% das emendas do Programa vêm de recursos do seu mandato parlamentar. Como o Sr. avalia essa referência?
Dep. Ivan Valente: Avalio como positiva. É um compromisso do nosso mandato a inclusão digital e a educação tecnológica com qualidade como ferramentas para ajudar na nossa principal batalha: diminuir as desigualdades sociais e econômicas presentes na sociedade.
WASH: O seu nome é sempre lembrado quando o tema são investimentos na educação e ciência. Na última vez que o entrevistamos, o setor da C&T e, também, a educação, viviam tempos de penúria e cortes. Como o Sr. avalia a situação neste momento, com a mudança do Governo Federal; e quais são as expectativas para o setor?
Dep. Ivan Valente: A mudança de governo foi fundamental. Eleger Lula presidente foi uma tarefa histórica que o nosso mandato tem orgulho em ter feito parte. Mas, sabemos que foi um primeiro passo no sentido de retomar uma política de investimentos consistentes em Ciência e Tecnologia.
É preciso muita pressão política aqui no parlamento e na sociedade como um todo para que sejamos vitoriosos em garantir recursos para esse setor.
WASH: A educação, a ciência e a tecnologia seguirão no seu mandato atual sendo suas principais bandeiras?
Dep. Ivan Valente: Certamente. Como disse antes, educação de qualidade, gratuita e universal é uma ferramenta fundamental na construção do mundo que queremos, com menos desigualdade social e econômica. No século 21, em pleno ano de 2003, essa ferramenta precisa estar articulada com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que só o investimento na ciência é capaz de proporcionar. O Brasil não pode perder mais esse “bonde da história”.
Entrevista concedida à Denise Vieira Pereira, bolsista do Programa WASH