Boletim do Programa WASH – Ano 02 – Nº 31 – 02 de abril de 2021
|
|
Selo Comemorativo
Centenário de Paulo Freire
e 105 anos de Elza Freire
|
|
No final de 2020, a Congregação da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), bem como a Direção da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), aprovaram a criação de um selo pelo centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, e pelos 105 anos de Elza Freire que, além de professora, foi sua companheira – ambas as datas a serem comemoradas neste ano de 2021.
As professoras doutoras Nima Spigolon (FE/Unicamp) e Camila Coimbra (Faced/UFU), que há mais de 15 anos trabalham e pesquisam as concepções do Paulo Freire, foram as responsáveis por criar este selo comemorativo, que se materializou na arte de Felipe Meneghetti.
Gratuito, democrático e público, para fins exclusivamente acadêmicos, o selo marca a agenda das comemorações institucionais em redes profissionais, acadêmicas, relacionais e freireanas no Brasil e pelo mundo.
|
|
Parceria entre IBM e EMBRAPII/MCTI
Capacitação para mais de 10 mil estudantes brasileiros
|
|
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII/MCTI), Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), anunciou uma colaboração estratégica com a IBM Brasil para dar acesso aos cursos do IBM Skills Academy às Unidades EMBRAPII (centros de pesquisa) presentes em instituições educacionais. A iniciativa faz parte do programa “Trilha para o Futuro” da EMBRAPII/MCTI, cujo objetivo é preparar alunos e professores, do curso técnico à pós-graduação, em carreiras tecnológicas altamente demandadas pelo mercado de trabalho. A expectativa é que, nos próximos cinco anos, mais de 10 mil estudantes possam ser treinados em tecnologias como nuvem híbrida, inteligência artificial, cibersegurança, IoT e computação quântica. O anúncio da parceria foi feito, na quarta-feira (31), pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.
|
|
|
|
|