Boletim do Programa WASH – Ano 01 – Nº 21 – 10 de dezembro de 2020
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WASH NAS CIDADES
A vivência de Campos do Jordão com o Programa WASH
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Uma conversa com Luiz Gustavo Paulo Oran Barros, engenheiro civil, professor do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Campos do Jordão;
e coordenador local do Programa WASH
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Campos do Jordão é mais um município paulista, que recém-implantou o Programa WASH, nas escolas públicas, em parceria com o Instituto Federal (IFSP), neste ano de 2020. A escola escolhida para adotar a metodologia foi a EMEF Dr. Antonio Nicola Padula. Para a multiplicação das oficinas de Scratch aos estudantes dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental, foram definidos sete bolsistas do Instituto Federal. Eles atuaram com os alunos trabalhando temas como o Racismo e Vida Saudável nas atividades de programação.
O Programa WASH, em Campos, tem a coordenação local de Luiz Gustavo Paulo Oran Barros, engenheiro civil, que, desde a graduação, atua com Educação de Jovens e Adultos e Informática Educacional para o Ensino Fundamental. Oran Barros é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSP. Também tem trabalhos em empreiteira de grande porte e multinacionais de codificação industrial, pesquisas e publicações em Gestão do Capital Intelectual; e, é conselheiro do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).
Oran Barros fala sobre a implantação do WASH no município e destaca que o engajamento no Programa possui duas vertentes: auxílio e apoio financeiro com as bolsas e inclusão tecnológica no modelo “aprender-fazendo”.
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Frente Multiplicadora de Oficinas reúne bolsistas do WASH
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Momento de integração e de agradecimento aos estudantes da Vitor Meireles
pela participação no Episódio 6 do Ciência e Cultura
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Bolsistas da Escola Estadual Vitor Meireles, em Campinas, e bolsistas, que atuam no Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?, tiveram uma importante reunião de integração, nesta terça, dia 8 de dezembro, para troca de experiências e compartilhamento/avaliação das atividades realizadas no Episódio 6 do Projeto.
O encontro foi motivado pela participação dos bolsistas da Iniciação Científica da Escola, que contribuíram com boa parte da programação do Episódio 6 do Projeto Ciência e Cultura, que abordou o tema Sistema Solar. A proposta inicial da reunião, coordenada por Ana Carolina Soares de Deus, era de um momento de agradecimento aos estudantes pelo trabalho desenvolvido.
Ana Carolina destacou o processo de aprendizagem para os estudantes, que relataram sobre a experiência da iniciação científica no WASH, que envolve projeto de pesquisa e multiplicação no modelo de oficinas e o desafio de produzir roteiro, personagens, cenário, jogo e animação no Scratch, baseados na técnica Stop Motion. O mais interessante é que todo o processo foi realizado e produzido de forma colaborativa e remota.
A professora de Matemática, Eveliyn Tiemi Takamori, que coordenou os trabalhos na Escola, destacou que se sentiu muito acolhida pelo grupo e pelo WASH. “Neste momento tão atípico de pandemia, a iniciação científica nos uniu”, disse. Ela ressaltou que apresentou o Episódio 6 do Ciência e Cultura aos professores da Escola Vitor e os professores elogiaram o produto final e que as perspectivas para a continuidade do trabalho são as melhores, já que deverão trabalhar com o Stop Motion e o Scratch, no biênio 2020-2021, com os alunos. “Neste período, no qual o ensino /aprendizagem é mais lento, mesmo com a velocidade das informações ser muita rápida, nosso desafio é pensar em como lidar com a tecnologia e ter retorno positivo; e, percebemos que isso já começa a acontecer”. A professora contou que já estão recebendo retornos de vídeos com a técnica Stop Motion, que foi trabalhada nas oficinas do WASH.
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