CONEXÃO WASH ANO 01 – nº 15 – 28 de outubro de 2020
|
|
Entrevista
O presente e o futuro do SUS
|
|
|
O deputado federal, Alexandre Padilha, participou, neste final de semana,
do Festival SUSVIVO 30 Anos – Celebrar e Resistir, em Campinas, mas, antes,
dialogou com a equipe do Programa WASH. Confira a entrevista!
|
|
O SUS – Sistema Único de Saúde acaba de completar 30 anos, num momento muito singular: o mundo e o Brasil tiveram que enfrentar a Pandemia do Coronavírus. O velho problema da falta de recursos promete ser ainda maior no próximo ano, com o corte de gastos governamentais; novas questões foram impostas e muitas conquistas estão sob ameaça. Para falar sobre esses desafios, que já eram complexos e se agigantaram, o Programa WASH convidou, para esta entrevista, o deputado federal, Alexandre Padilha, médico infectologista, professor do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária, da Universidade Nove de Julho/UNINOVE, e de Atenção Primária à Saúde, da Faculdade São Leopoldo Mandic, com uma extensa carreira na área da Saúde, incluindo a condução do Ministério da Saúde, no período de 2011-2014.
Em uma avaliação destes 30 anos, Padilha destaca que “tivemos anos de conquistas, com investimentos importantes em áreas, que deram ao Brasil reconhecimento internacional, como no nosso Programa de Vacinação e de Prevenção e Combate ao HIV/Aids”.
E defende que, hoje, o desafio é superar a pandemia, com mais recursos para a Saúde, em 2021. Ele argumenta que “é um erro achar que teremos um 2021, sem que tenhamos uma herança de 2020”.
Segundo o parlamentar, “temos o desafio do enfrentamento da pandemia, a necessidade de mais recursos e investimentos para a oferta de serviços de saúde aos milhões de brasileiros, que adiaram seus tratamentos; e assegurar que todos tenham acesso a vacinas e medicamentos produzidos. Para isso, temos que enfrentar o teto dos gastos e criar um piso emergencial para a Saúde, para 2021”.
Padilha participou do Festival SUS VIVO 30 Anos, Celebrar e Resistir, nos dias 24 e 25 de outubro, realizado em Campinas. O evento, que foi totalmente online, marcou as comemorações dos 30 anos do SUS. Foram 30 horas de programação alusivas aos 30 anos, com uma ampla variedade de discussões e atividades culturais. O Festival SUS reuniu pessoas, que produzem cultura, ciência, vida e saúde na cidade; discutiu as ações de saúde em seus mais variados aspectos; e mostrou as produções artísticas/culturais, científicas, filosóficas e as práticas integrativas e complementares, que ocorrem nos territórios do município.
Durante o Festival SUS, foram homenageados os trabalhadores que estão nas linhas de frente do combate à pandemia e também os familiares e vítimas da Covid 19.
O deputado integrou a mesa “SUS 30 Anos: Celebrar e Resistir! Em defesa do SUS Campinas”, que também teve a participação de Gastão Wagner de Sousa Campos, professor-titular de Saúde Coletiva da FCM-Unicamp e ex-secretário de Saúde de Campinas; Nayara Lúcia Soares de Oliveira, educadora popular em Saúde, militante do Movimento Popular de Saúde – Campinas (MOPS) e presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Campinas; e Roberto Marden Soares Farias, médico-pediatra e sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.
Nesta conversa, o deputado não ficou só nas temáticas da Saúde, falou sobre Educação e como se aproximou do Programa WASH, sobre educação e tecnologia, desinformação e Fake News.
|
|
Convite
Episódio 5 do Ciência e Cultura destaca a “A Criança e a Ciência”
|
|
Curiosidade tem a ver com perguntas, que resultam em experimentos e descobertas. São temas que têm tudo em comum com “A Criança e a Ciência”; e esse será o tema do Episódio #5 do Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?, que fechará de forma muito especial o Mês da Criança, em 31 de outubro, próximo sábado.
O episódio inédito vai ao ar no Canal do Programa WASH, no YouTube, em novo horário, às 16h, e promete ser uma grande homenagem à infância.
Entre as novidades deste episódio, os microfones serão abertos para dar voz à criançada, com seus questionamentos; e parte das gravações acontecerá no T-REX Park (Parque dos Dinossauros, no Shopping Parque D. Pedro, em Campinas).
Já está confirmada, também, a participação do físico, Joelmo Oliveira, analista Sênior do Ministério da Ciência e Tecnologia, também Mestre em Física, doutor em Ciência Política e especialista em Ciência de Dados.
É só agendar e acompanhar! Mais no site do WASH!
|
|
|
|
|