Se você é daqueles que não sabe o que fazer ou propor para garantir um pouco de entretenimento para a criançada, a websérie Ciência e Cultura, vamos brincar? traz uma dica simples e divertida, neste Mês da Criança: uma Oficina de Slime, também, conhecida como uma técnica para brincar com massinhas.
A oficina é um convite para a criançada “botar a mão, literalmente, na massa”, numa atividade que envolve ciência, com as misturas dos produtos até chegar ao ponto (química) e muita criatividade.
O episódio três da Websérie, na EducaTV, nesta terça, adia 17/10, a partir das 18h, é uma Oficina Maker (faça você, mesmo!), com duas convidadas especiais. Na bancada do Programa, Júlia Koga Grade, que tem canal, no Instagram, sobre o Slime, faz o passo a passo de como preparar o Slime, com a deputada Luísa Canziani, apoiadora do Programa WASH. No episódio, você vai perceber como é fácil fazer Slime.
Todas as orientações sobre o material necessário e o como fazer, você confere ali. A sugestão é que a brincadeira seja acompanhada por um adulto.
A oficina de slime pode ser vista no canal 12.2, canal educativo da Prefeitura de Campinas, EducaTV, ou pela plataforma Educaflix. Você não pode perder!
A Websérie Ciência e Cultura: vamos brincar? é uma produção do Programa WASH e parceiros e teve lançamento na EducaTV, no dia 3 /10, e integrará a programação do canal toda terça, até o dia 12 dezembro. Até lá, mais seis episódios estão previstos e serão exibidos, com temáticas diversas (veja lista abaixo).
A veiculação da websérie é resultado de uma parceria entre o Programa WASH e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas para que a EducaTV, exiba todos os episódios (um total de nove programas).
O programa Ciência e Cultura utiliza várias linguagens para popularizar e promover a comunicação científica e a cultura, em um ambiente de aprendizado e diversão para crianças, adolescentes, jovens, pais e responsáveis; enfim, para toda a comunidade.
A websérie, que foi idealizada pela pesquisadora, Elaine da Silva Tozzi, tem a coordenação do Programa WASH e como parceiros, o Movimento Nós Somos a Ciência e a Cia Cultural Bola de Meia; e, agora, o importante apoio da EducaTV, para sua divulgação.
Confira toda programação até dezembro/23, toda terça, às 18h:
Ciência e Cultura, vamos brincar? Uma parceria EducaTV e Programa WASH
Dia 17/10, às 18:00 – EP 03 – Especial mês das crianças (oficina de slime)
Dia 24/10, as 18:00 – EP 04 – Fauna, Flora e fogo!
Dia 31/10, às 18:00 – EP 05 – A criança e a ciência
Dia 07/11, às 18:00 – EP 06 – Sistema solar
Dia 14/11, às 18:00 – EP 07- Vamos tomar vacinas?
Dia 21/11, às 18:00 – EP 08 – Mudanças climáticas
Dia 28/11, às 18:00 – EP 09 – Acessibilidade
Extras:
05/12 – Folia e tecnologia
12/12 – Retrospectiva
Sobre a EducaTV
A EducaTV é uma emissora de televisão pública e aberta, cujo objetivo principal é fornecer programação educativa e cultural ao público, sem fins lucrativos ou comerciais. A partir do contexto da pandemia, em 2020, a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, em parceria com a TV Câmara, iniciou a produção de materiais audiovisuais como ferramenta de suporte aos processos pedagógicos, focados na aproximação entre os estudantes e os professores.
Em 2022, a SME decidiu por implantar seu próprio canal de televisão e de streaming, a EducaTV, sendo financiada pela Prefeitura Municipal de Campinas, e tendo como missão democratizar o acesso ao conhecimento e à informação.
Em diversas redes e canais nacionais e internacionais
O “Ciência e Cultura, vamos brincar?” já ganhou espaço em diversas emissoras abertas e canais fechados, entre elas: a TV Câmara de Jacareí, a TV Cidade de Taubaté, o VRT Chanel – transmitido para mais de 175 países em todo o mundo, e na Rede TVT – TV dos Trabalhadores, emissora educativa, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região; além do Programa ser veiculado para professores da rede pública municipal de ensino, como material de apoio pedagógico, e em canais de assembleias legislativas. Todos os episódios, também, estão disponíveis no canal do Programa WASH, no YouTube.
Texto: Denise Vieira Pereira