Bolsistas do Programa WASH, em Assaí, no Paraná, participaram das atividades em comemoração ao aniversário de 91 anos da cidade, e integraram o desfile pelas ruas do município, com a presença também dos Centros Municipais de Educação Infantil, Escolas Municipais, Estaduais e Particulares e APAE de Assaí.
O WASH conta com sete bolsistas em Assaí, distribuídos em quatro Escolas Municipais, que recebem atividades de alfabetização e iniciação científica no contraturno escolar. O público-alvo das atividades são os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental.
De acordo com a orientadora pedagógica e responsável pelos laboratórios de informática na cidade, Josely de Almeida Borges, no desfile, “foram apresentados todos os projetos desenvolvidos nas escolas, inclusive os projetos que estão sendo implantados”.
Josely lembra que o WASH é um desses programas, por isso marcou presença nas festividades. A orientadora pedagógica destaca, ainda, que o conjunto dos programas locais deram, inclusive, a honra de Assaí ser considerada uma das 21 cidades mais inteligentes do planeta”.
“Como todos os professores acompanham o bloco de seus alunos, nada mais justo que os bolsistas acompanhassem suas turmas, visto que são eles, peça fundamental para que os nossos alunos tenham essa promoção da iniciação científica que eles tanto amam”, complementa.
O WASH, em Assaí, é realizado em parceria com o município, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o CEEP – Centro Estadual de Educação Profissional Profa. Maria Lídia Cescato Bomtempo.
Conheça as escolas atendidas pelo WASH, em Assaí:
Escola Municipal Professora Maria Mitiko Tsuboi:
- Bolsistas do WASH: Julio Leandro Rodrigues e Gustavo Rogério Motta de Souza (Nesta escola, ainda, temos um voluntário: Patrick da Silva Ribeiro).
Escola Municipal Princesa Izabel:
- Bolsistas do WASH: Ana Cláudia Yumi, Ana Carolina Yumi e Izabelly dos Santos.
Escola Municipal Rotary Club
- Bolsistas do WASH: Carlos Eduardo dos Santos Jacob
Escola Rural Municipal Padre França Wolders
- Bolsista do WASH: Henas Heiji Shirahige
Texto: Denise Vieira Pereira