Você já parou para pensar se é possível morar fora do planeta terra, por que a lua tem quatro fases e sobre a diferença entre estrelas, satélites e planetas? Para conhecer as respostas às questões, você não pode deixar de assistir, nesta terça, dia 7/11, às 18h, ao sexto episódio do Programa Ciência e Cultura, vamos brincar?, na EducaTV, canal 12.2, da Prefeitura de Campinas;  ou, ainda, conferir pela Educaflix, canal de streaming.

Esse episódio é todo voltado à temática do Sistema Solar e a conversa será com o  astrofísico, Alan Alves Brito, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e atual professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Alan, também, é autor do livro Antônia e a Caça ao Tesouro Cósmico; e  foi o vencedor do Prêmio José Reis de Divulgação Científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2022.

Além desse bate-papo científico, bem claro e divertido, o Ciência e Cultura  traz imagens incríveis do Observatório do Pico dos Dias, localizado entre Brazópolis e Piranguçu, municípios mineiros. O Observatório é mantido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com sede na cidade de Itajubá (a 262 km de São Paulo).

A Cia Bola de Meia garante mais uma história sobre todos os planetas e uma marchinha sobre o Sol.

E o sexto episódio tem a participação de  alunos da Escola Victor Meirelles, em Campinas (SP).

Todos os episódios do Ciência e Cultura, também, podem ser acessados no canal do Programa WASH, no YouTube.

A Websérie Ciência e Cultura: vamos brincar? é uma produção do Programa WASH e parceiros e teve lançamento na EducaTV, no dia 3 /10. Desde outubro, a websérie integra a  programação do canal toda terça, com episódios até o dia 12 dezembro.

A veiculação da websérie é resultado de uma parceria entre o Programa WASH e a Secretaria Municipal de Educação de Campinas para que a EducaTV, exiba todos os episódios (um total de nove programas).

O programa Ciência e Cultura utiliza várias linguagens para popularizar  e promover a comunicação científica e a cultura, em um ambiente de aprendizado e diversão para crianças, adolescentes, jovens,  pais e responsáveis; enfim, para toda a comunidade.

A  websérie, que  foi idealizada pela pesquisadora,  Elaine  da Silva Tozzi, tem a coordenação do Programa WASH e como parceiros, o  Movimento Nós Somos a Ciência e a Cia Cultural Bola de Meia; e, agora, o importante apoio da EducaTV, para sua divulgação.

Confira toda programação até dezembro/23, toda terça, às 18h:

 Ciência e Cultura, vamos brincar? Uma parceria EducaTV e Programa WASH

Dia 07/11, às 18:00 – EP 06 – Sistema solar

Dia 14/11, às 18:00 – EP 07- Vamos tomar vacinas?

Dia 21/11, às 18:00 – EP 08 – Mudanças climáticas

Dia 28/11, às 18:00 – EP 09 – Acessibilidade

Extras:

05/12 – Folia e tecnologia

12/12 – Retrospectiva

Sobre a EducaTV

A EducaTV é uma emissora de televisão pública e aberta, cujo objetivo principal é fornecer programação educativa e cultural ao público, sem fins lucrativos ou comerciais. A partir do contexto da pandemia, em 2020, a Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME), em parceria com a TV Câmara, iniciou a produção de materiais audiovisuais como ferramenta de suporte aos processos pedagógicos, focados na aproximação entre os estudantes e os professores.

Em 2022, a SME decidiu por implantar seu próprio canal de televisão e de streaming, a EducaTV, sendo financiada pela Prefeitura Municipal de Campinas, e tendo como missão democratizar o acesso ao conhecimento e à informação.

Em diversas redes e canais nacionais e internacionais

O “Ciência e Cultura, vamos brincar?” já ganhou espaço em diversas emissoras abertas e canais fechados, entre elas: a TV Câmara de Jacareí, a TV Cidade de Taubaté, o VRT Chanel – transmitido para mais de 175 países em todo o mundo, e na Rede TVT – TV dos Trabalhadores, emissora educativa, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região; além do Programa ser veiculado para professores da rede pública municipal de ensino, como material de apoio pedagógico, e em canais de assembleias legislativas.

 Texto: Denise Vieira