Dando continuidade às homenagens ao Mês da Mulher, o PodWASH apresenta a história de mais uma cientista fascinante, dentro da série “Divulgando Mulheres na Ciência” que, a toda semana, destaca exemplos de cientistas inspiradoras.
Neste episódio, o público irá conhecer Katie Bauman, engenheira elétrica, cientista responsável por conduzir uma equipe de mais de 200 profissionais para a realização de um feito incrível: a captura da primeira foto de um buraco negro, um marco para a astrofísica.
Katie é professora assistente de Ciência da Computação no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Mas, sem mais spoilers, vale a pena correr e ouvir toda essa história no nosso podcast.

O terceiro episódio do Divulgando Mulheres na Ciência está divertido, cheio de conteúdo e o assunto mexe com a curiosidade de muita gente, não só cientistas, mas com o público, em geral.
A série Divulgando Mulheres na Ciência é resultado da pesquisa da bolsista Isabela Maria Vieira Pereira Rodrigues, formada em Obstetrícia pela USP, em 2022. O projeto da bolsista busca dar da visibilidade às cientistas e seus trabalhos, com intuito de inspirar mais mulheres a ocupar a ciência, utilizando-se da metodologia de contação de histórias.
Para conhecer todas as cientistas que vão desfilar nesta série, é só acessar a coluna PodWASH!. Você poderá assistir a este episódio e aos anteriores.
A pesquisa sobre as cientistas
As biografadas pela bolsista no PodWASH foram escolhidas, a partir de um intenso trabalho de pesquisa que envolveu não só conhecer a trajetória dessas profissionais, mas também buscar conhecer um pouco dos seus projetos.
Para encontrar e definir as biografadas, a bolsista mergulhou em fontes como o Google, páginas da Organização das Nações Unida, (ONU), sites como o Fundo Malala (da ativista paquistanesa Malala YouSafzai, que divulga mulheres cientistas), de universidades como a USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Paulista (Unesp) e outras universidade públicas, que sempre postam mulheres na ciência e projetos interessantes, explicou.
“Procurei informações, também, dentro dos sites das cientistas biografadas, ouvi os TED Talks dessas cientistas disponíveis na internet, e muitas entrevistas e palestras sobre essas grandes profissionais”, afirmou.
Texto: Denise Vieira Pereira