O WASH ESTÁ PRECISANDO DE EXTENSIONISTAS
O Projeto WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware) busca levar atividades de Environment, Science, Technology, Engineering, Expression & Mathematics (ESTEEM) para estudantes do ensino básico, com foco no ensino fundamental.
Se você ainda não conhece o ESTEEM e está interessado (a) em trabalhar conosco, conheça nossa publicação por meio deste link: Disaster risk awareness through ESTEEM education.
O (a) interessado (a) deve ter em mente que o Projeto WASH focaliza extensão, admitindo atividades simultâneas de pesquisa. Por este motivo, é desejado que o pretenso (a) colaborador (a) comprometa-se com:
- A realização de oficinas nos ensinos Fundamental I e Fundamental II, em temas relacionados a ESTEEM;
- A orientação de estudantes de iniciação científica (nos níveis médio e superior), com a elaboração de um relatório final por estudante orientado;
- O desenvolvimento de um projeto de pesquisa próprio, com elaboração de um relatório final e entregáveis (produção científica, técnica, artística ou cultural; artigo científico; participação em eventos científicos e de educação; atualização dos dados na Platuóxe)
COMO MANIFESTAR SEU INTERESSE
Os (as) profissionais interessados (as) em atuar como extensionistas do Projeto WASH devem enviar um e-mail para extensaowash@gmail.com, com currículo Lattes (atualizado e no formato PDF) e uma breve descrição da carreira no corpo do email, indicando o motivo pelo qual deseja participar do WASH. A partir desse e-mail inicial serão discutidos e elaborados os demais documentos necessários, tais como o Plano de Trabalho e o compromisso de realização de oficinas.
O Projeto WASH considera o e-mail do remetente como meio de comunicação com o (a) interessado (a) para as etapas subsequentes. Verifique frequentemente as mensagens no e-mail usado para enviar a manifestação de interesse, de forma a diminuir o risco de perda de prazos. Esse cuidado é para que o (a) interessado (a) tenha tempo hábil de complementar informações.
Na manifestação de interesse, não há necessidade de declarar idade, sexo ou qualquer outra informação que não seja estritamente pertinente à vida profissional. Pessoas em condições de usufruir de políticas afirmativas devem indicar sua condição no corpo do email.
É imprescindível que o (a) interessado (a) envie um plano de trabalho curto, com 3800 caracteres, de acordo com as normas do CNPq. O plano de trabalho precisará ser previamente discutido com a coordenação do WASH, que se manifestará sobre a oportunidade e conveniência do mesmo com relação aos objetivos do projeto.
No anexo a este documento são apresentados exemplos de planos de trabalho, com vistas a facilitar o processo de manifestação de interesse. Note que é exigência do CNPq que esses planos sejam sucintos, mas o WASH tem interesse em planos mais estendidos para registro próprio. Aqueles interessados que quiserem apresentar, também, um plano estendido, estarão contribuindo melhor com os objetivos do Projeto, não havendo qualquer consequência formal relacionada a esta demonstração de boa vontade.
Os principais indicadores do Projeto WASH estão relacionados à quantidade de crianças atendidas por oficinas. Por essa razão, o (a) interessado (a) deve apresentar, adicionalmente, uma declaração de compromisso com a realização de oficinas, indicando a quantidade semanal almejada. É facultado ao (a) interessado (a) indicar propostas de temáticas para oficinas, as quais serão avaliadas pela equipe do WASH.
A aprovação e enquadramento dos Bolsistas nas diversas modalidades de bolsas disponíveis (EXP, ADC e ATP) são atribuição do CNPq, em um processo que não tem ingerência da equipe do WASH. Os critérios são os estabelecidos nos regulamentos do CNPq, conforme a norma RN-015/2010.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INDICAÇÃO
O WASH processa os seguintes documentos, para posterior submissão ao CNPq:
- E-mail de manifestação de interesse, contendo uma breve descrição da carreira do (a) interessado (a), uma descrição das razões que o (a) motivaram a colaborar com o WASH e uma indicação preliminar do nível de bolsa almejado;
- Currículo Lattes, que deve ter sido atualizado recentemente;
- Plano de Trabalho, com 3.800 caracteres, segundo as regras do CNPq (ver anexo 1);
- Dados da Conta Corrente no Banco do Brasil (se não tiver, tem que abrir);
- Proposta do número de oficinas semanais a serem realizadas pelo (a) interessado (a);
- Anuência formal do (a) orientador (a) (para casos em que o (a) candidato (a) está matriculado (a) em pós-graduação).
- A versão estendida do Plano de Trabalho não é obrigatória, mas contribui com uma melhor compreensão sobre as condições de realização do trabalho.
Cabe ao CNPq avaliar e enquadrar as propostas, a partir de um subconjunto dos documentos acima:
- Currículo Lattes,
- Plano de Trabalho com 3800 caracteres,
- Dados da Conta Corrente e
- Anuência formal do (a) orientador (a) (para os casos em que o candidato esteja matriculado em pós-graduação).
PRAZOS
Para que possa fazer o processamento em tempo hábil, a equipe do WASH considera apenas os documentos acima, enviados até o dia primeiro do mês. As indicações ocorrem entre os dias 01 e 05 de cada mês, via plataforma Carlos Chagas. Serão consideradas para submissão no dia 05 do mês corrente apenas as manifestações de interesse que chegaram no e-mail extensaowash@gmail.com após o primeiro dia do mês anterior ao corrente.
Manifestações enviadas antes do dia primeiro do mês anterior serão descartadas. Manifestações recebidas após o dia primeiro do mês corrente serão consideradas para o próximo dia 05 do mês vindouro. Os (as) interessados (as) que não foram contemplados por bolsas em rodadas anteriores, e desejam solicitar nova indicação ao CNPq, devem recomeçar o processo, enviando um email de interesse para extensaowash@gmail.com.
Para facilitar a compreensão deste processo consideraremos alguns exemplos:
- Interessado (a) enviou email no dia 15 de junho manifestando interesse. O plano de trabalho foi discutido com a equipe do WASH em tempo hábil e todos os documentos necessários foram preparados. Assim, o processo foi submetido na Plataforma Carlos Chagas no dia 5 de julho. A bolsa não foi concedida pelo CNPq porque o (a) interessado (a) não tinha formação no nível adequado para a bolsa almejada. O (a) interessado (a) deseja re-submeter, indicando um outro nível de bolsa. Para isso, tem que enviar novo email de manifestação de interesse, uma vez que o enviado no dia 15 de junho será descartado;
- Interessado enviou email de manifestação de interesse no dia 3 de outubro. Seu pedido será enviado ao CNPq apenas no dia 5 de dezembro.
O cronograma de submissão de propostas ao CNPq está em constante re-avaliação, dado que é necessário verificar a capacidade da equipe de dar vazão à quantidade de pedidos. Por esse motivo, há possibilidade do cronograma acima ser alterado nas próximas rodadas.
Geralmente, no mesmo dia da indicação ao CNPq, o (a) candidato (a) recebe um e-mail daquele órgão com um Termo de Outorga para aceite. Esse termo é enviado pelo CNPq para o mesmo e-mail cadastrado pelo (a) candidato (a) na Plataforma Lattes. Essa mensagem de e-mail, que tem o formato de um formulário on-line, deverá ser preenchida com as informações solicitadas pelo CNPq sobre os dados bancários. O processo de aceite é finalizado quando o interessado (a) “assina” o documento, clicando na opção “Aceito”. O aceite não significa aprovação da bolsa, que ocorrerá de acordo com cronograma próprio do CNPq.
Ressalta-se que o (a) interessado (a) deverá assinar o Termo até o dia 05, mesmo que sua indicação tenha ocorrido nessa data. Este cuidado é importante porque, se não houver a imediata assinatura, há a possibilidade de o CNPq desconsiderar o primeiro pagamento de bolsa.
Após a aprovação da Bolsa pelo CNPq, a equipe do WASH não tem ingerência sobre a relação dos Bolsistas com aquele órgão de fomento, que se dá na forma de um Termo de Outorga, o qual estabelece as obrigações do Bolsista para com os objetivos do Projeto WASH e com a Coordenação do Projeto.
PAGAMENTOS PELO CNPq
Os pagamentos de bolsas são efetuados diretamente pelo CNPq na conta dos bolsistas, não havendo ingerência da equipe do WASH nesse processo.
O primeiro pagamento é feito, geralmente, no quinto dia útil do mês subsequente à indicação e sucessivamente até o fim da vigência. Portanto, o bolsista trabalha o mês todo e recebe no mês posterior.
Caso o (a) interessado (a) não tenha conta corrente no Banco do Brasil até a data de indicação junto ao CNPq, poderá continuar o processo, se indicar a agência em que abrirá a conta no momento do aceite. O Banco do Brasil é a única instituição bancária aceita pela CNPq.
No caso do (a) interessado (a) não ter conta no Banco do Brasil, ele poderá sacar a primeira parcela com contra-recibo, no guichê da agência indicada. Se a situação da conta bancária não for regularizada já no segundo mês, os pagamentos serão suspensos até a abertura da conta. A partir do segundo pagamento, o (a) bolsista deverá estar com a regularização dos dados da sua conta corrente, atualizados junto à plataforma Carlos Chagas, além de verificar com a equipe do CNPq se os dados conferem.
A equipe do WASH não tem orçamento próprio para o pagamento dessas bolsas e o coordenador do WASH não é o ordenador das despesas referentes a esses pagamentos. O ordenador de despesas é o Presidente do CNPq. Situações imprevistas, tais como: atrasos, falta de orçamento, etc., devem ser tratadas pelo bolsista diretamente com o CNPq.
Obs.: De acordo com o CNPq, não são aceitas conta poupança, conta vinculada, conta conjunta, conta de terceiros, conta universitária e conta salário.
INTERESSADOS (AS) COM ATIVIDADE LABORAL CONCOMITANTE
Candidatos (as) que exerçam atividade laboral, com carga horária semanal superior a vinte horas, independente da natureza do vínculo, receberão 60% (sessenta por cento) do valor da bolsa, no nível em que forem enquadrados, segundo as regras do CNPq para a modalidade de bolsa EXP. Cabe aos interessados (as) verificarem as normas do CNPq para as demais bolsas no caso de atividade laboral concomitante.
No caso de bolsas EXP e ADC, é exigência do CNPq que haja anuência formal do (a) orientador (a) para o (a) candidato (a) que esteja matriculado em pós-graduação.
Segundo o CNPq, “Profissional com vínculo celetista ou de servidor público somente poderá ser bolsista caso comprove dispor de carga horária compatível com as atividades do projeto e após autorização expressa do CNPq.”
COMPROMISSO DE ENTREGAS AO TÉRMINO DA VIGÊNCIA
O pretenso (a) colaborador (a) compromete-se com:
- A realização de oficinas nos ensinos Fundamental I e Fundamental II, em temas relacionados a ESTEEM;
- A orientação de estudantes de iniciação científica (nos níveis médio e superior), com a elaboração de um relatório final por estudante orientado;
- O desenvolvimento de um projeto de pesquisa próprio, com elaboração de um relatório final, preenchimento de questionário de avaliação e entregáveis.
Espera-se do beneficiário da bolsa uma produção científica, técnica, artística e cultural em quantidade e qualidade compatíveis com sua formação e com o tempo de recebimento da bolsa.
Dentre os resultados que se esperam dos bolsistas estão:
- Publicações científicas;
- Produções culturais, artísticas e tecnológicas;
- Participação em eventos científicos e de educação;
- Participação e execução de oficinas;
- Orientação de estudantes, com apoio para a elaboração do relatório final;
- Elaboração de um relatório final referente à própria pesquisa;
- Atualização dos dados da plataforma de gestão do WASH;
- Atualização constante do Lattes.
DESLIGAMENTO DA BOLSA
Caso deseje interromper seu vínculo com o CNPq, o (a) bolsista deverá informar a equipe do Projeto WASH sobre o desejo de desligamento do projeto, até o dia 10 de cada mês. É preciso uma justificativa do desligamento do (a) mesmo (a) (ver anexo 2). Após essa data, a folha de pagamento do CNPq estará em processamento, não sendo possível fazer o desligamento no mês em questão.
A interrupção do vínculo com o CNPq no meio da vigência da bolsa não isenta o bolsista de apresentar relatório parcial, pertinente ao período em que foi beneficiado pelos pagamentos.
É dever da coordenação do WASH tomar providências caso o (a) bolsista desligado não apresente seus resultados parciais em volume e qualidade compatíveis com o tempo de vínculo com o CNPq.
TRIAGEM PARA SUBMISSÃO AO CNPq
Cabe à equipe do WASH realizar uma triagem de currículos para submissão ao CNPq. Para isso foram estabelecidos critérios objetivos.
A comissão de triagem será constituída por:
Victor Pellegrini Mammana
Rachel Trajber
Elaine da Silva Tozzi
ELIMINATÓRIO: Para as bolsas EXP, o (a) interessado (a) tem que demonstrar experiência com atividades de extensão no ensino básico, nos termos dos regulamentos do CNPq (RN-015/2010 – Extensão no País – EXP).
A avaliação da adequação da experiência declarada será feita pelo CNPq, sem ingerência da equipe do WASH.
Os candidatos devem preencher o formulário eletrônico em: XXX.
TRIAGEM:
A triagem ocorre em rodadas mensais e os candidatos podem participar quantas vezes quiserem. A análise é objetiva, baseada em quesitos que são preenchidos por meio de um formulário on-line. O link do formulário é enviado ao interessado após a manifestação de interesse.
Quesitos | Pontos | |||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
A | Titulação |
|
||||||||||||
B | Experiência Profissional |
|
||||||||||||
C | Experiência com Educação |
|
||||||||||||
D | Experiência com STEAM |
|
||||||||||||
E | Experiência com Desenvolvimento WEB |
|
||||||||||||
F | Experiência com Produção Audiovisual |
|
||||||||||||
G | Audiovisuais produzidos |
|
||||||||||||
H | Experiência com Linguagens de Programação Pedagógicas |
|
||||||||||||
I | Participação em Oficinas STEM-STEAM |
|
||||||||||||
J | Orientações de Iniciação Científica |
|
||||||||||||
K | Experiência com Gestão de Projetos ou Equipes |
|
ANEXO 1 – MODELOS DE PLANOS DE TRABALHO
Modalidade EXP (Extensão no País):
TÍTULO: A popularização da ciência e o audiovisual
INTRODUÇÃO: Em 2020, o Projeto WASH, para manter suas atividades no contexto da pandemia, criou o “Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?” tendo o audiovisual como ferramenta de comunicação e estímulo à cultura científica. Foram seis temas pesquisados, elaborados e criados os roteiros para episódios que abordam questões como: Lançamento, Astronomia, Água, Fauna, Flora e Fogo, Sistema Solar. Os episódios foram apresentados em diversos formatos: entrevistas com cientistas, oficinas makers, as produções de games e stopmotion dos educandos, apresentações culturais e musicais. O audiovisual permitiu traduzir em uma linguagem simples vários conceitos científicos. O presente plano de trabalho tem como objetivo dar continuidade à produção e comunicação científica através do audiovisual para o Programa WASH
OBJETIVOS
GERAL: Pesquisar e produzir, conteúdos audiovisuais de cunho educacional e científico que atendam a Estratégia Nacional de popularização da ciência e que sirvam de estímulo para os educandos e as comunidades a buscarem por carreiras científicas.
ESPECÍFICOS:
a) pesquisar, elaborar, produzir e apresentar os episódios para a segunda temporada do Projeto “Ciência e Cultura, vamos brincar?”;
b) estudar e criar conteúdo audiovisual que aborda o trabalho do (a) cientista e como estimular a carreira de pesquisador (a);
c) identificar, produzir e apresentar entrevistas que abordam o papel da ciência e sua importância para a sociedade e a formação profissional; propor oficinas de audiovisual e comunicação científica.
MATERIAIS E MÉTODO: Para executar o plano de trabalho serão implementadas as seguintes etapas: estudar e identificar os temas, e produzir entrevistas de, no mínimo, 30 minutos com cientistas de diferentes áreas, dar visibilidade às suas pesquisas, conhecer sua trajetória de vida com a intenção de contextualizar as possibilidades e desafios da carreira. Cada entrevista representada pela temática proposta, será realizada uma vez por mês através de conferência web, reunindo os participantes do projeto conforme agenda que será estipulada em comum acordo. pesquisar e definir formato de divulgação dos conteúdos de acordo com cada rede social: site, instagram, youtube, Facebook, tvs; posicionar a audiência quanto às formas e entidades que apoiam a pesquisa científica, explicando o papel de fomento à ciência em diferentes âmbitos; oferecer oficinas sobre o audiovisual para a comunidade do WASH.
PÚBLICO ALVO: educandos (as) do ensino médio de escolas públicas, interessados (as) nos temas específicos acima citados.
CRONOGRAMA:
1: Criação de material de divulgação e calendário dos entrevistados; criação e aplicação de um questionário sobre o conhecimento das carreiras das ciências; primeira entrevista;
2: Segunda entrevista; divulgação e convite a comunidade dos temas;
3: Terceira entrevista; divulgação e convite à comunidade dos temas;
4: Quarta entrevista; divulgação e convite à comunidade dos temas;
5 e 6: Orientar a audiência quanto às instituições de referência de cada entrevistado (a). Primeira avaliação dos trabalhos desenvolvidos, e os impactos na percepção da audiência sobre o conhecimento de carreiras científicas;
7, 8 e 9: Divulgação e convite à comunidade dos temas e entrevistados, Criação e aplicação de um segundo questionário de controle sobre o conhecimento das carreiras das ciências;
10: Produção de relatório final.
ENTREGÁVEIS: Realização do Programa Ciência e Cultura vamos Brincar?; publicação dos conteúdos executados; entrevistas realizadas; oficinas executadas; categorização das pesquisas; relatório.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Programa WASH. Ciência e Cultura, vamos brincar?. Disponível em: https://www.youtube.com/
Modalidade ADC (Apoio à Difusão do Conhecimento):
TÍTULO: Frente Multiplicadora (FM) e a difusão do conhecimento em C&T do Projeto WASH
NTRODUÇÃO: O Projeto WASH adotou o conceito de STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics) que evoluiu para o de ESTEEM (Environment, Science, Technology, Engineering, Expression & Mathematics), método que a bolsista ajudou a conceber. O foco do trabalho é a disseminação dos valores do método científico junto ao ensino fundamental, aos gestores da rede de educação e sociedade civil. A abordagem adotada pressupõe uma abertura para a experimentação de propostas variadas em atividades de multiplicação, elaboradas a partir das realidades, necessidades e interesses do público atendido, sem perder de vista os critérios de demarcação da ciência. A atuação da candidata vem se destacando na coordenação da mobilização de estudantes do ensino médio, técnico e superior, que passam por formação junto à Frente Multiplicadora (FM) do WASH. Este projeto visa dar continuidade ao trabalho de disseminação, criando as condições para ampliação do alcance pela efetiva realização de atividades de extensão inovadora, transferência de tecnologia, difusão e popularização do conhecimento científico e tecnológico.
OBJETIVOS
GERAL: Dar continuidade e expansão às atividades de difusão do conhecimento, disseminação e popularização da ciência promovidas pela Frente Multiplicadora, e contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades dos participantes.
ESPECÍFICOS:
a) Mapear os multiplicadores e organizar os grupos da FM;
b) Realizar oficinas e rodas de mobilização sobre o método de multiplicação do Projeto WASH nas redes de ensino;
c) Estimular a alfabetização científica e tecnológica;
d) Divulgar os trabalhos realizados pelos participantes do WASH em eventos científicos;
e) Analisar os resultados das oficinas oferecidas pela Frente Multiplicadora do WASH e divulgar nas redes do WASH e outros meios;
f) Elaborar capítulo no e-book comemorativo dos 10 anos de Projeto WASH.
MATERIAIS E MÉTODOS: Inicialmente, será feito um mapeamento dos territórios de atuação do Projeto WASH e das instituições aderentes. Junto à equipe de coordenação, será elaborado um plano estratégico de multiplicação adaptado às características, aptidões, necessidades e interesses das instituições e comunidades envolvidas e a mobilização das redes de ensino. Após esse processo, serão executadas oficinas de difusão do conhecimento e divulgação científica para os interessados (remotas e presenciais). Todas as ações serão registradas na Plataforma de Gestão de Dados do WASH (Platuóxe) e divulgadas nas redes do Projeto.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES (meses):
1 e 2: Mapear as instituições aderentes ao método do Projeto WASH;
2 (contínuo): Elaborar plano estratégico de multiplicação;
3 (contínuo): Mobilizar no território as redes de ensinos;
4 (contínuo): Realizar oficinas;
1 a 10: Registrar as atividades na Platuóxe;
1 a 10: Divulgar nas redes do WASH;
9 e 10: Elaborar capítulo no e-book comemorativo dos 10 anos de Projeto WASH.
PÚBLICO ALVO: Rede de atores do Projeto WASH
ENTREGÁVEIS:
Ações de popularização científica do Projeto WASH nos territórios atuantes; planejamento, organização e execução das oficinas; participação em eventos de CT&I e Educação; produção de artigo e capítulo no e-book comemorativo dos 10 anos de Projeto WASH.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PROGRAMA WASH. 2020. Disponível em: https://wash.net.br/
SCRATCH. Acerca do Scratch. Disponível em: . Acesso em: 27/04/2022.
TOZZI, E. da S.; MAMMANA, V. P. et al. Avaliação do programa One Laptop Per Child (OLPC) e as origens do WASH. Cubatão: IFSP, 2018.
Modalidade ATP (Apoio Técnico em Extensão no País):
TÍTULO: Monitoramento da qualidade do sistema de controle de eventos escolares.
INTRODUÇÃO: Mesmo com o crescimento das tecnologias de captação de dados observa-se que a maioria das escolas permanecem utilizando métodos manuais de controle dos eventos. No caso do WASH o controle manual impede o emprego de meios de anonimização dos registros de participação, que sejam compatíveis com a Lei Geral de Proteção de Dados. A identificação dessas deficiências motivou o desenvolvimento, pela coordenação do WASH, de um sistema automático de registro de eventos diários. O presente trabalho tem por foco validar o sistema desenvolvido, avaliando sua confiabilidade num caso específico de evento escolar: controle de utilização de merenda. Uma vez validado, será avaliada a possibilidade de emprego do sistema no controle de frequência em atividades do turno e contra-turno escolares, bem como muitas outras possibilidades.
OBJETIVOS
GERAL: Monitorar a qualidade dos dados gerados pelo sistema de controle de evento escolar, viabilizando a implementação em todas as unidades escolares municipais da cidade de Jacareí.
ESPECÍFICOS: Comparar os dados da coleta manual e automática através de planilhas e gráficos, identificar a necessidade de correção de erros no sistema e analisar a qualidade e confiabilidade dos dados.
MATERIAIS E MÉTODOS: O sistema iniciará realizando apenas a coleta de dados da merenda escolar. Para iniciar a implementação foi escolhida uma escola-piloto, onde foi feito o levantamento de dados dos alunos. Após inseridos esses dados, será gerado para cada aluno um crachá com QR codes, facilitando assim a coleta diária dos dados que serão automaticamente enviados para o sistema onde será gerada uma tabela com a quantidade de merenda consumida por período. Esse processo era realizado manualmente, através de tickets de papel que eram distribuídos em cada intervalo e contabilizados no final do período. Durante a fase teste do sistema as leituras serão realizadas manualmente e automaticamente para verificar se existem erros. Com os dados de ambas, iremos alimentar uma planilha para realizar a análise da qualidade através da avaliação da confiabilidade, usabilidade, manutenibilidade e eficiência do sistema.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
1º mês: Implementar o sistema na escola-piloto e produzir os crachás, capacitar os servidores da escola-piloto a utilizarem o sistema e participar da roda de conversa da Frente Multiplicadora.
2º mês: Iniciar o uso do sistema, fazendo a leitura dos QR codes na hora da entrega de merenda, discutir com o operador sobre a usabilidade do sistema e verificar possíveis melhorias e realizar oficinas de Scratch com os professores da escola-piloto.
3º mês: Analisar os dados coletados automaticamente e manualmente, verificando possíveis erros a serem corrigidos e realizar oficinas de Scratch com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
4º mês: Analisar a manutenibilidade do sistema e realizar oficinas de Scratch com os alunos da escola-piloto.
5º mês: Analisar os dados coletados automaticamente e manualmente e realizar oficinas de Scratch com os alunos da escola-piloto.
6º a 8º mês: Analisar os dados coletados automaticamente e manualmente e realizar oficinas de Scratch com os alunos da escola-piloto.
9º e 10º mês: Produzir relatório e realizar oficinas de Scratch com os alunos da escola-piloto.
PÚBLICO ALVO: Educadores, educandos (as), gestores de educação.
ENTREGÁVEIS: Após conclusão do monitoramento serão entregues: o relatório contendo os resultados obtidos, o diário de bordo, o relatório final e o artigo científico.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
PROGRAMA WASH. 2020. Disponível em: . Acesso em: 11/06/2022.
SCRATCH. Acerca do Scratch. Disponível em: . Acesso em: 05/06/2022.
ANEXO 2 – E-MAIL DE DESLIGAMENTO
Enviar para: extensaowash@gmail.com
Assunto: [número do processo-filho] – solicitação de desligamento
Eu, xxxxxxxxxxx, CPF xxxxxxxxx, processo-filho xxxxxxxxxx, instituição xxxxx, cidade e estado xxxxxxxxxx, venho por meio deste e-mail justificar o meu desligamento do Projeto WASH.
Assinalar com “x” e justificar o motivo
( ) Por desistência do bolsista
( ) Bolsista adquiriu vínculo empregatício
( ) Bolsista obteve concessão de outra Agência
( ) Outro motivo
Justificativa:
Para os devidos fins, coloco em cópia o (a) meu (minha) orientador (a), como também meu (minha) coordenador (a) local.