Atividades integram a Semana Scratch e serão ministradas em Campos do Jordão e em algumas cidades do Paraná
Bolsistas do Projeto WASH dos estados de São Paulo e Paraná participam do Scratch Day, ou Dia do Scratch, que este ano está sendo celebrado mundialmente com a Semana do Scratch, que teve início dia 15 e prossegue até 21 de maio, com a campanha Ondas de Gentileza, lançada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).
Entre as ações do Projeto WASH para a Semana do Scratch, estão oficinas que serão ministradas por bolsistas de escolas municipais de Campos do Jordão (SP), apresentando o resultado de suas pesquisas e fechando com uma animação relativa às Ondas de Gentileza; e outra sobre Space Invaders no Scratch, labirinto, pensamento desplugado, oferecida nas cidades de Londrina, Prado Ferreira e Dr. Camargo. Em Campos do Jordão, as oficinas serão realizadas na sexta-feira, 20/05, em dois períodos: das 10h20 às 12h; e a partir das 13h. As oficinas no Estado do Paraná tiveram início dia 16/05 e prosseguem com atividades ao longo da semana.
Alessandro Tavares da Silva, da escola municipal Irene Lopes Sodré, de Campos do Jordão, conta que as oficinas terão duas partes: na primeira, os bolsistas vão apresentar as animações que resultaram de suas pesquisas; e na segunda, um projeto de animação alusivo à campanha Ondas de Gentileza. “No meu caso, a pesquisa feita no ano passado na Escola Irene Lopes Sodré abordou como tema vacinas e vou mostrar a animação que realizamos.”
Já a temática a ser abordada sobre a campanha Ondas de Gentileza, vai ser definida nos próximos dias, com todos os participantes da oficina.

Projeto “Rios aéreos” no Scratch
Paulo Fernando de Palma, bolsista pela escola Amadeu Carletti Júnior, também de Campos do Jordão, que adotou o método WASH este ano, vai apresentar sua animação sobre o Ciclo das Águas, apontando o que acontece quando há excesso e quando ocorre a falta d’água. A bolsista do WASH, Sandra Lanza, de Campinas, também participa on-line das oficinas. Ela vai apresentar o tema Gentileza com a Natureza, evitando Desastres Naturais. “O projeto denominado Rios Aéreos demonstra a atuação das florestas na formação de volumes de vapores de água, que caem posteriormente em forma de chuva sobre as cidades”, explica Sandra. As oficinas são direcionadas a alunos do fundamental 2, na faixa etária de 11 e 12 anos.
Em Londrina, a bolsista pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Monalize Marta Moreno, apresenta, nesta quinta-feira, 19/05, às 14h, a oficina on-line Space Invaders no Scratch, para formação de novos bolsistas das cidades de Assaí, Cambé, Pitanga e Dr. Camargo. Na oficina será feito um jogo clássico do universo dos videogames utilizando a linguagem Scratch.
O professor Dr. Paulo Sérgio de Camargo Filho, da UTFPR e, também, coordenador do WASH PR, participará da agenda “15th Anniversary Scratch Global Celebration”, na sexta-feira, 20/05, às 9h, representando o WASH Brasil. No evento ocorrerão palestras com o fundador do Scratch, Mitchel Resnick, refletindo sobre a história do Scratch; e com a diretora executiva do Scratch, Shawna Young, que vai falar sobre as perspectivas futuras do Scratch.
Elaine da Silva Tozzi, pesquisadora e coordenadora do WASH, destaca a importância desta ação para popularizar o uso da linguagem de programação Scratch desde a educação básica, e também, para somarmos na campanha Ondas de Gentileza.
Semana Scratch
A campanha Ondas de Gentileza, que inspira a Semana do Scratch nasceu por sugestão da educadora ucraniana Olesia Vlasii, que se correspondeu com Mitchel Resnick, professor do Media Lab – Massachusetts Institute of Technology (MIT) e fundador do Scratch. Nessa troca de mensagens, Olesia contou sobre a situação dramática da Ucrânia, cuja população sofre com a invasão russa, e o trabalho que desenvolve com seus alunos utilizando a linguagem Scratch na criação de projetos de gentileza.
“Sou Olesia Vlasii, professora ucraniana, mãe e autora de poesia infantil…
Acompanho suas atividades desde 2007, quando vi o gato do Scratch pela primeira vez. Desde então, ensino meus alunos a criarem projetos de gentileza no Scratch. Nos últimos anos, participamos de vários eventos para mostrar como podemos oferecer algo de bom para o mundo com o Scratch”, diz Olesia na mensagem enviada a Mitchel Resnick.
No texto que produziu sobre o contato com Olesia, Resnick destaca a importância de seu trabalho de espalhar a gentileza numa situação de violência. “Adoro o fato de Olesia ter ajudado os próprios alunos a criarem “projetos de gentileza” para “oferecer algo de bom para o mundo”. E, assim como ela, acredito que precisamos “criar a maior onda de gentileza para ajudar a parar esse grande mal”.
Texto: Delma Medeiros, com informações do site Scratch Brasil e Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC)
Revisão: Denise Pereira, Nádia Abilel de Melo e Elaine Tozzi.