Lei Nº  1601 de 2021 institui o Programa WASH como política pública municipal

WASH é política pública em Dr. Camargo

Lançado no município de Dr. Camargo, que pertence à região metropolitana de Maringá (PR), em 17 de setembro último, o Projeto WASH foi instituído como política pública municipal. A proposta de Lei foi uma iniciativa apresentada pela vereadora Valdirene Maria dos Santos, carinhosamente chamada de Dila.

A equipe do WASH composta pelos coordenadores estaduais e nacional foi recebida no gabinete do Prefeito Édilen Henrique Xavier e a apresentação do WASH ocorreu no plenário da Câmara Municipal. Contou com a participação do presidente da Câmara, dos vereadores,  secretária de educação, professoras, educadores e voluntários. 

Além da abertura do evento,  Dila conduziu os trabalhos, historiou toda a construção desta iniciativa, agradeceu a presença de todos e anunciou a participação da vereadora e do vereador de Paiçandu, Deise Medeiros e Djalma Libânio, que foram ao município para conhecer o Programa WASH. 

Na sequência, ela passou a palavra para Elaine da Silva Tozzi, coordenadora do WASH no Paraná. Ela ressaltou  a importância deste projeto para educandos e educadores, falou que na região a experiência de Prado Ferreira é  o exemplo da realização deste projeto bem sucedido, parabenizou a iniciativa da vereadora.

Elaine ressaltou o papel do WASH e de seu método, que contribui com o processo  de alfabetização científica e tecnológica, para o ensino fundamental, promovendo a iniciação científica a partir do ensino médio. O WASH envolve as redes de ensino no território. Para ela, promover essas atividades possibilita e estimula a cultura científica e, ao mesmo tempo, atualiza a leitura do mundo a partir de suas necessidades, como  proposto pelo educador Paulo Freire.

Elaine informa ainda que as equipes do WASH Paraná e Nacional estiveram numa intensa jornada de apresentação da metodologia do Programa e de realização de oficinas nos municípios de: Cambé, Cafeara, Dr. Camargo,  Florestópolis e Prado Ferreira.  Todos os participantes ficaram interessados em ter o WASH em seu município. Com  essa ação iniciamos a expansão do Projeto WASH para os municípios do Paraná, conforme previsto no plano de trabalho.

Victor Mammana, idealizador e gestor nacional do Projeto CNPq relativo ao WASH saudou o município de Dr. Camargo por ter adotado o método do WASH como política pública.  Agradeceu o interesse dos gestores, educadores, voluntários  e interessados em levar  e executar o WASH em seu município. Disse que naqueles encontros foi possível  dialogar com os educadores e organizar os próximos passos.  

Acesse aqui a Lei Nº  1601 de 2021.

A vereadora Valdirene falou ao Conexão WASH sobre a construção desta proposta.

Conexão WASH: Por quais motivos surgiu a iniciativa de propor, como lei, a metodologia do WASH, no município? E como, na sua visão, essa metodologia vem acrescentar à rede de ensino?

Valdirene: Nós temos aí o WASH, muito a acrescentar para todas as crianças e jovens dessa cidade, porque ele oportuniza às crianças para desenvolverem criatividade e o necessário uso da tecnologia. Soma-se a ciência, o conhecimento e o prazer – tudo que a criança precisa para se desenvolver. Por estar em acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), acreditamos que o WASH tem muito a agregar.

A proposta de lei do município é relevante porque, independentemente dos gestores que virão posteriormente, o projeto estará em lei municipal, então isso garante que todas as crianças que virão posteriormente terão a oportunidade de conhecer o WASH e ter mais conhecimento sobre a tecnologia e a ciência. Independentemente de governo. 

Conexão WASH: Vereadora, existe uma interpretação em relação à proposta de lei, de que o legislativo não poderia apresentar um projeto que aponta investimento para o executivo. Existe, de fato, essa tendência ou essa interpretação? E como essa situação foi contornada, uma vez que o WASH é financiado por emenda parlamentar, por meio de recurso do município? 

Valdirene: Existe essa interpretação, sim, o que seria um mito conforme cursos que temos feito. Em conversa com outros advogados, também advogados de câmaras municipais, entendemos que isso é um mito – e que, sim, o legislativo pode gerar despesas em seus projetos. A respeito do Supremo Tribunal Federal (STF), existe acórdão que o legislativo  pode legislar, gerando despesa. 

Aqui no município, inicialmente  deu-se a impossibilidade de tramitar o projeto. No entanto, com a defesa do STF, conseguimos controlar a situação junto aos demais vereadores. A proposta foi aprovada por maioria na Câmara. Depois, o prefeito também sancionou, no entendimento de que se trata de um bom projeto para o município. 

Conexão WASH: Com relação ao método do WASH, como a senhora conheceu, como foi esse contato? E a senhora experimentou o método do WASH na prática? 

Valdirene: Eu o conheci juntamente com a Deputada Luísa Canziani. Tivemos a oportunidade de recebê-la em nossa Câmara municipal, e ela fez um comentário acerca deste projeto, pois a Luísa também apoia a educação. A partir de então, entrei em contato com o assessor dela, e posteriormente com outros assessores, que foram entrando em contato com coordenadores do WASH, que já  está em outros municípios. Tive a oportunidade também de conhecer o projeto  em Prado Ferreira, bem de perto, junto com o prefeito e vice-prefeito, pessoalmente. Levei alguns estudantes depois. Tive a oportunidade de conhecer o Scratch, a primeira oficina que eles trabalham no WASH, e vi que realmente auxilia no desenvolvimento da criança e do adolescente, com criatividade, ciência e muita matemática. Isso me deixou bastante encantada. A criança também tem bastante autonomia e é um programa em que a criança de fato vai se beneficiar e se desenvolver.

Vereadora Dila

Conexão WASH: Sabe-se que uma implementação de um projeto como este não é algo simples ou imediato, pois há toda uma cadeia que precisa ser articulada. Como foi a participação dos coordenadores estaduais e do coordenador nacional para a inserção do projeto no município

Valdirene: O apoio dos coordenadores foi de extrema importância, pois vieram ao município e apresentaram às autoridades, junto com coordenadores de escola, e alguns universitários. Foram bem recepcionados, porque incentivaram cada vez mais o projeto e os professores ficaram encantados. Inclusive, a Secretária da Educação está dando o maior apoio, para que ele seja colocado em nossa cidade. Já estamos fazendo o curso e estamos viabilizando, com a coordenação geral do WASH; já temos salas, profissionais e voluntários. 

Conexão WASH: Nesse processo de apresentação do programa,  à proposta de lei sendo dialogada em audiência pública foi importante?  

Valdirene: Sim, teve bastante relevância, foi fundamental, porque  os vereadores, prefeito, educadores,  interessados puderam dialogar e conhecer de perto os benefícios do projeto. 

Conexão WASH: Além de a senhora ter sido autora da lei, também tem feito um trabalho de  identificação e formação  de multiplicadores com oficinas realizadas pelo Professor Fernando Accorsi, do IFPR,  inclusive participando de oficinas de formação. Como foi essa experiência e como está sendo? 

Valdirene: Permite conhecer mais de perto o que o projeto abrange, tanto o grupo de formação que estou fazendo com o professor Fernando junto da parte de coordenadoria. Vejo a importância de tal projeto, como será repassado e tiro minhas dúvidas, além da maneira que ele será passado às crianças. E esses universitários estão tendo bastante oportunidade, porque eles podem tirar as dúvidas em relação ao trabalho e em relação ao Scratch, que é a primeira oficina. Não é só propor um projeto: quando eu participei, eu percebi todas essas características que mencionei e como isso desenvolve o aluno. É muito importante conhecer de perto aquilo que está propondo como lei. 

Conexão WASH: Ainda ciente que senhora foi até a deputada Luísa Canziani, para conseguir o financiamento, essa estreita parceria que precisa ser feita, como a senhora, como mulher, vê a participação da mulher na política? Principalmente nesses movimentos voltados à educação, mulheres e crianças? 

Valdirene: Muito bom ter encontrado a Luísa, primeiro por ser mulher, segundo porque a Luísa também aborda essa bandeira da educação. Tê-la encontrado foi importante para minha carreira como vereadora na política, porque fico feliz em saber que existem pessoas que destacam a educação, com prioridade. Eu também sou professora, então defendo muito isso, a educação tem que acontecer, principalmente no espaço político. O apoio da Luísa está sendo muito importante! Tenho encaminhado ofício solicitando emenda da Luísa para nossa cidade, e acredito, sim, que ela dará resposta positiva para o projeto junto com a educação. E não só ao WASH, mas a todos os projetos que envolvam educação.

A construção do Projeto de Lei

Luciano Rudnik, coordenador estadual do Projeto WASH no Paraná, explica que a adesão do município Dr. Camargo à metodologia do WASH começou a partir de Dila, em instituir o programa como política pública na cidade. Ele conta como a coisa aconteceu. “Dila soube da oportunidade do projeto por uma fala da Deputada Federal Luísa Canziani. Nessa visita, a Deputada passou meu contato para a vereadora. Ela então me perguntou sobre a forma de aplicação do projeto. Eu fiz uma videoconferência com ela para apresentar o projeto e a forma de trabalho e ela gostou muito. Aí a colocamos para fazer uma formação sobre o Scratch (linguagem de programação visual para criação de jogos e animações) e fomos construindo o apoio do prefeito e da secretaria de educação”, explica. 

“Nesse meio tempo, a vereadora conversou com a Elaine (Tozzi, coordenadora geral do Projeto WASH no Paraná) que explicou os passos para transformar a implementação do projeto em Lei municipal. Ela conseguiu a aprovação da Câmara para o Projeto de Lei e estamos em fase de implantação agora, buscando pesquisadores que possam aplicar as oficinas e uma pessoa para ser a responsável pelo projeto no município”, completa Rudnik.

A visão da Deputada Luísa Canziani

Entusiasta do Projeto WASH desde o início de seu mandato, a Deputada Federal Luísa Canziani sempre apoiou a implementação do programa no Estado do Paraná, inclusive com emendas parlamentares de aporte de recursos para Educação, Ciência e Tecnologia. Em entrevista ao Conexão WASH, Luísa, reforça sua proposição de atuar ativamente na questão educativa.

Dep. Luísa Canziani

“Acredito muito no Projeto WASH para o desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças. Neste ano demos um grande salto quantitativo: além de Londrina, onde o WASH funciona como piloto na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, e em Prado Ferreira, o projeto terá início ainda neste ano em Centenário do Sul, Florestópolis, Cafeara, Prado Ferreira e Dr. Camargo (Região Noroeste)”, adianta Luísa.  “No entanto, nossa meta é atingir 15 municípios no ano que vem. Também ajuda para o fortalecimento do projeto, nossa parceria com a Fundação Araucária. Então, acredito que iremos colher bons resultados em termos qualitativos na educação e na formação das nossas crianças. Sabemos que a pandemia provocada pela Covid-19 afetou negativamente a aprendizagem dos nossos alunos e, por isso, com a implantação do WASH acredito que, inclusive, poderemos recuperar as perdas muito mais rapidamente.”

Luísa avalia que o Projeto WASH representa um avanço em termos educativos e de acesso à ciência e tecnologia. “Além de favorecer a inclusão digital dos nossos alunos – um caminho sem volta na educação – o WASH trabalha o raciocínio lógico e contribui para a aprendizagem da matemática, uma disciplina em que muitas crianças apresentam dificuldade. Além disso, tivemos relatos de crianças que passaram a se concentrar mais durante as aulas e até de melhora no comportamento”, comenta. “Outra questão importante é que o Projeto WASH traz a universidade para dentro das escolas, o que é maravilhoso porque possibilita uma troca de experiências incríveis, além de contribuir também para a formação desses profissionais e para o incentivo à docência. Os alunos da graduação têm que preparar oficinas, ministrá-las aos alunos e também recebem orientações dos professores da rede municipal”, aponta.

Luísa afirma acreditar no poder transformador da educação na vida das pessoas. “Acredito que o Projeto WASH vem para contribuir para a formação das nossas crianças. Por isso, destinamos emendas, firmamos parcerias (como a fechada com a Fundação Araucária) com o objetivo de contribuir para a aprendizagem de nossas crianças. Precisamos preparar nossos alunos para exercer profissões que ainda nem existem e, por isso, será preciso o desenvolvimento de novas habilidades profissionais e sócio-emocionais. E o Projeto WASH vem ao encontro a todo esse cenário”, afirma. “Nosso objetivo é trabalhar para atingir o maior número de municípios e, consequentemente, de crianças atendidas.”

WASH em Prado Ferreira

Uma comitiva do município de Dr. Camargo, ainda em 17 de setembro, havia se dirigido a Prado Ferreira, outro município paranaense que aderiu ao Projeto. Prado Ferreira recebeu no Programa Profissão 4.0, os gestores interessados no WASH, local onde essa iniciativa é pioneira na região, resultado do trabalho realizado na gestão do Prefeito Silvio Damaceno. O professor Paulo Sérgio de Camargo Filho, Pesquisador-líder no Grupo de Pesquisa STEM Education UTFPR e também coordenador local do projeto WASH na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Londrina, explica o que representou essa iniciativa em Prado Ferreira.

“A experiência do Programa Profissão 4.0, idealizada e implementada na gestão do Prefeito Silvio Damasceno, é um modelo de formação tecnológica contemporânea para toda a sociedade, que beneficia tanto a educação básica quanto o arranjo produtivo local. Nessa visita, nossos esforços se centraram em fomentar elementos para fortalecer e expandir o Programa Profissão 4.0 com apoio contínuo dos gestores e pesquisadores vinculados ao WASH”, comenta. “É importante destacar que estamos no início de uma Quarta Revolução Industrial, onde termos como automação, inteligência artificial, robótica, impressão 3D e outras tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Há uma urgência de fortalecer medidas proativas para facilitar a transição dos trabalhadores para oportunidades de emprego mais sustentáveis, exigindo-se para isso colaboração coordenada de diversos atores, como Universidades, Indústrias, setores públicos e privados, entre outros. Nossa expectativa é continuar promovendo a parceria do WASH com Prado Ferreira, fortalecendo os parceiros locais e expandindo as oportunidades para toda a região”, afirma o professor.

Confira as fotos do lançamento do WASH nos municípios paranaenses.

Redação: Bárbara Beraquet e Delma Medeiros

Revisão: Elaine Tozzi e Victor Mammana