Boletim do Programa WASH – Ano 02 – Nº 35 – 11 de junho de 2021
|
|
Entrevista
A cientista Angela Villela Olinto,
autoridade mundial em física de astropartículas,
fala sobre seu trabalho
|
|
Brasileira radicada nos Estados Unidos, a cientista e professora do Departamento de Ciências Físicas da Universidade de Chicago, Angela Vilela Olinto é uma das maiores autoridades mundiais em física de astropartículas. Recentemente, ela fez história ao entrar para a Academia Americana de Artes e Ciências, por onde já passaram nomes como os de Albert Einstein, Martin Luther King, Nelson Mandela e Charles Darwin.
Além disso, no mesmo mês, abril passado, ela também entrou para a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Em entrevista ao Conexão WASH, ela fala sobre sua área de estudo e pesquisa, nos apresenta a física de astropartículas, fala sobre a felicidade de ser escolhida como membro das academias, comenta sobre a missão espacial POEMMA e dá dicas para quem quiser enveredar por este campo novo da astrofísica.
Confira!
|
|
STEAMeninas
Sete garotas se unem em projeto para dar mais visibilidade à participação feminina na Ciência
|
|
Sete meninas da Escola Municipal Vitor Meireles, no bairro São Bernardo, em Campinas (SP), deram origem ao grupo STEAMeninas, com o objetivo principal de agregar mais visibilidade para as mulheres na Ciência. O grupo surgiu através do Curso Steam Techcamp, que a professora Eveliyn Tiemi Takamori representa. Uma das atividades do curso pedia construir um projeto e foi assim que a iniciativa começou. Além da professora Eveliyn, o professor André Luis Malavazzi, também as auxilia.
|
|
Reaprender a aprender na pandemia
Clotilde Mafra, bolsista do Programa WASH, observa, em artigo, a experiência de uma criança em aulas remotas
|
|
Crianças na faixa etária de alfabetização conseguem aprender no modelo de ensino a distância? Como os pequenos podem reaprender a aprender na pandemia?
|
|
|
Questionamentos como estes têm sido comuns entre pais, responsáveis, professores e suscitado uma série de debates em sociedade. A partir destas mesmas questões e pela observação da neta, uma criança de cinco anos, a bolsista do Projeto WASH, Clotilde Mafra, propôs, em artigo, este relato de vivência.
|
|
|
|
|