Boletim do Programa WASH – Ano 02 – Nº 25 – 17 de fevereiro de 2021
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Parceria de sucesso
Luana é a estrela do game desenvolvido
pelos alunos da Escola Vitor Meireles
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Tela do jogo desenvolvido pelos alunos. Imagem cedida
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Com a retomada das oficinas digitais para os alunos e bolsistas da Escola Vitor Meireles, no bairro São Bernardo, em Campinas (SP), a protagonista do game construído no ano passado, Luana, volta a viver grandes aventuras.
Além de ser guiada pelo jogador numa viagem espacial em direção à Terra, Luana adquire conhecimentos sobre ciência em sua jornada, permitindo que quem está do outro lado da tela aprenda também.
Para completar essa nova missão, os alunos e bolsistas da escola estadual, com o auxílio dos professores e bolsistas do Programa WASH, mantiveram as oficinas e encontros digitais, em respeito ao isolamento social exigido pela pandemia. Roteiro, cenários e personagens foram animados pelos alunos com técnicas de Stop Motion e com o uso da programação em Scratch. Venha se aventurar com Luana!
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Ciência e Cultura, vamos brincar?
Vacina é o tema do primeiro episódio
do programa, em 2021
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Vacina, uma das maiores invenções da Humanidade, é o tema do primeiro episódio do ano do programa Ciência e Cultura, vamos brincar?. Este é o sétimo episódio do programa, após uma pausa para planejamento e reformulação.O tema escolhido para o começo do ano está na mente e nas conversas de todo mundo: vacinação!
O episódio passa pelo desenvolvimento da primeira das vacinas, a vacina contra a varíola, em 1796, até a corrida pela vacina contra o Coronavírus. Aborda, também, como são testadas e os milhões de vidas salvas por elas todos os anos.
Na conversa com o físico Wil Namen, representando o Nós Somos a Ciência, está a convidada Mellanie Fontes-Dutra, biomédica, mestre e doutora em neurociências pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado em Bioquímica pela mesma Universidade. Mellanie é coordenadora da Rede Análise COVID-19, membro do grupo Infovid e colaboradora do Instituto Questão de Ciência. Ela compartilha conhecimento sobre a segurança das vacinas e afasta os temores que andam assombrando as notícias na luta contra a Covid.
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Edite a Edite
Boneca articulada ganha movimento com técnicas
de Stop Motion e Scratch em Oficina do Programa WASH
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Uma oficina online, na manhã do próximo sábado, dia 20, trará os bolsistas do Programa WASH, Roberta Santana e Ricardo Palmieri, apresentando uma proposta de “Faça você mesmo”, aberta ao público. Na ocasião, conteúdos básicos sobre animação em Stop Motion serão abordados, sob a condução de Roberta, que integra a Frente Multiplicadora de Oficinas do WASH, com a criação de uma boneca articulada feita a partir de materiais recicláveis.
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Roberta Santana é formada em Artes Visuais pela Unicamp e a bonequinha inspira-se na personagem Edite, criada pelo Bloco das Caixeirosas 2021 (saiba mais sobre Edite, aqui). Para criá-la, serão usados artigos facilmente encontrados nos lares.
Na sequência, os frames, criados para animar a personagem, serão apresentados. Ricardo, que é especialista em interatividade digital e mestrando no Programa de Engenharia de Gestão da Inovação da UFABC – Universidade Federal do ABC, indicará como utilizar essas imagens no Scratch, para a criação e visualização da animação em Stop Motion. Na técnica de Stop Motion, fotografa-se um objeto do mesmo ângulo diversas vezes, com mudanças sutis em sua posição, e essas imagens, sequenciadas, criam efeito de movimento.
A proposta desta oficina é apresentar o Scratch para o grande público, como mais uma ferramenta disponível nas redes para, mais do que possibilitar o consumo de conteúdo, permitir que seus programadores criem conteúdo autoral, como jogos, animações, sempre com muita interatividade.
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