Boletim Conexão WASH – Ano 01 – Especial – WASH no Youtube
Especial Canal do WASH, no YouTube

Boletim Ano 01 – nº 11 – 29 de setembro/2020 – Especial Canal do WASH, no YouTube

Um universo de ciência, com muita diversão, no nosso Canal do YouTube

Por trás de um número que pode até parecer pequeno, são 44 vídeos, um universo de conhecimentos, diversão, oficinas com os alunos botando a mão na massa, animações com efeitos especiais, produções, que são resultados de pesquisas da Iniciação Científica à graduação, audiovisuais de sete anos do Programa WASH e, mais recentemente, todos os episódios do Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?. É claro que tudo isto só poderia estar à disposição no Canal do Programa WASH, no YouTube. E muita gente ainda não conhece esse acervo, que está ali, a dois cliques, praticamente. 
Basta buscar Programa WASH, no YouTube, e escolher o vídeo, que mais te chamar atenção. 

A proposta deste boletim é fazer este convite para que o público do WASH conheça as produções do Programa. O momento é agora. O Programa WASH convida você até para “maratonar” no seu canal. Como os vídeos (em grande parte) são vídeos curtos, é possível assistir a vários, em um final de semana. Topa esse desafio?

Ciência e Cultura: novidade do canal do WASH

Mas, se você quiser uma grande dica, por que não começar pelos episódios do Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?, que são a novidade do Canal?

O Episódio 01 marcou o lançamento do Projeto e foi muito especial.

Assista agora!
 

O Episódio 2  abordou Astronomia, ciência e arte!

Assista agora!

 

O Episódio 3 – Água: vida, direito, dever e poder! Vem descobrir com a gente.

Assista agora!

O Projeto apresenta, também, episódios complementares; são programas resumidos – mais curtos, que garantem muita diversão e conhecimentos.
Acompanhe a lista, abaixo, e veja o que o Bola de Meia e o Nós Somos a Ciência já prepararam, em apenas um mês, para vocês:

Programa WASH com o Bola de Meia – Jacque e Celso ensinam a construção de brinquedos e apresentam um Trava-línguas, você conhece? É muito legal!

Assista agora!

Vamos falar sobre o céu?
Wil Namen entrevista o astrônomo, Júlio Lobo.


Assista agora!

Vamos brincar com o Bola de Meia
Neste episódio, os palhaços, Teka, levada da breca; e Laranjada ensinam a construção de brinquedos para fazer em casa. E, na parte musical, uma cantiga de roda portuguesa.


Assista agora!

Nuvem de Gafanhotos. Vamos entender! Wil Namen entrevista Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas, da Fundação SOS Mata Atlântica; e Marcos Lhano, biólogo pela UNESP, Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UFMT e Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de La República (Uruguai), que pesquisa gafanhotos, estudando a importância destes insetos para a Defesa Agropecuária.

Assista agora!

AGENDA – Dia 10 de outubro, um novo episódio 
do Ciência e Cultura te espera!

Agora, abra a agenda e anote! No sábado, dia 10/10, o Ciência e Cultura apresentará mais um episódio inédito, a partir das 19h. E, para não deixar ninguém na curiosidade, o tema será “Os impactos do fogo para a fauna e a flora”. Com as queimadas arrasando o país e matando na Amazônia, no Pantanal, nos campos e nas cidades, esse é um tema que não dá para deixar para depois.  

Vem refletir e entender mais!

Seminário Documentação em Ciência e Tecnologia
já está disponível

O mais recente evento do Programa WASH também está disponível no Canal do WASH, no YouTube. O seminário “Documentação em Ciência e Tecnologia” foi realizado no dia 24 de setembro, com a participação de 77 pessoas e já foi acessado por mais de 260 interessados.
A palestra foi ministrada pela Profª Dra. Alaide Pellegrini Mammana.
Quem não pôde acompanhar, agora ganha essa nova oportunidade.

O seminário foi aberto pelo coordenador do Programa WASH, Victor Mammana, que lembrou aos participantes a larga experiência da palestrante com a pesquisa.

“A Profª Alaide Mammana tem em sua carreira mais orientandos que todo o Programa WASH, nos seus sete anos de história”.

Dada a importância do evento, o coordenador, também, informou que questões técnicas de transmissão inviabilizaram a Linguagem de Libras simultânea, mas que, posteriormente, o Seminário contará com este recurso para garantir a acessibilidade.

O Seminário

Durante o evento, a professora Alaide Mammana destacou que o seminário nasceu da experiência de 50 anos de trabalho de orientação de pesquisas do Ensino Médio, Graduação, Mestrados, doutorados e pós-doutorados, e que a dificuldade de escrever é uma coisa natural para todas as pessoas.
 
Alaide Mammana apresentou a Associação Brasileira de Informática (Abinfo), que é uma associação, criada em 1988, para pesquisa e desenvolvimento compartilhado por empresas, estudantes, pesquisadores e cientistas do mundo inteiro, cuja proposta inclui a formação de recursos humanos.

Também destacou o trabalho da Society for Information Display (SID) e convidou os presentes a se associarem e integrarem-se a essa importante comunidade científica internacional. Lembrou que os displays revolucionaram a tecnologia da informação. “Eles estão em todas as áreas, inclusive nos computadores e celulares”, exemplificou.

Resumo da Palestra

Em síntese, a palestra abordou as seguintes temáticas: Ciência, Tecnologia, Método Científico, Método das Engenharias, Tipos de Documentos e Linguagem.

Sobre Ciência e Tecnologia

Segundo a professora, “a Ciência é fruto da curiosidade e pertence à humanidade; já a Tecnologia é parte da cultura e tem a ver com o conhecimento do “gesto”. É o saber fazer. Está a serviço da  civilização”.

Alaide explicou que a tecnologia sempre contribuirá com a ciência e vice-versa. “Os avanços tecnológicos dependem da base científica”. Para a professora, cada grupo busca as soluções possíveis para a tecnologia. A título de exemplo, lembrou que cada sociedade faz seus utensílios de acordo com os materiais que tem disponíveis.

Método Científico

Sobre essa temática, a professora falou sobre a importância da observação, experimentação, abstração, indução, modelo e teoria e verificação.

Neste momento, ressaltou a importância da curiosidade na pesquisa, sobre a necessidade de pensar e fazer perguntas, formular hipóteses, desenvolver predições que possam testar, obter dados e desenvolver modelos.

Método das Engenharias

Discorreu sobre especificação do sistema que será construído, citou a necessidade de projetar em etapas, falou sobre simulações, especificação de materiais e componentes (fornecedores e custos), montagem de protótipos, caracterização e testes, análise de resultados, fabricação de lotes, experimentação, testes de campo e homologação do projeto.

A importância da Documentação 

Um dos pontos de destaque foi a abordagem sobre resultados e descobertas, que são pontos distintos; ela lembrou a necessidade da documentação dos resultados de uma pesquisa, para que o conhecimento seja passado de geração em geração.

Para a professora, todo conhecimento precisa ser registrado para disseminar, para informar, para a crítica dos pares e cientistas.

Segundo ela, “os documentos são a base para avançar e são os registros que permitem os passos adiante na pesquisa”.

Documentos gerados, de acordo com o método científico

Neste item, a professora falou sobre plano de pesquisa, relatório de atividade, relatórios técnicos etc., especificando cada um deles.

Lembrou outros tipos de documentos como livros, apresentações, comunicações orais, pôsteres e painéis, teses, monografias, manuais técnicos e manuais de usuários e patentes.

Segundo a física, o autor precisa ter bem claro que os documentos precisam contemplar três itens: “o que vai ser feito, o faço e o que eu fiz”.

Estrutura do estudo

A professora lembrou aos participantes a estrutura dos trabalhos que, geralmente, seguem um padrão, ou seja, apresentam as seguintes partes:

    • Resumo
    • Introdução
    • Teoria
    • Métodos Experimentais
    • Resultados
    • Análise de Resultados
    • Conclusões

Ressaltou que a ordem da construção textual, entretanto, não é a mesma. Lembrou que, primeiro, devemos buscar os resultados e propôs um caminho.

– “Olhe para o resultado e veja o que ele quer te contar”, citando Giorgio Moscati, físico da USP.
– “Descubra o que ele conta” – definiu como o momento da Análise.
– “Descreva os métodos tanto para fazer como para medir”.
– “Desenvolva uma Teoria e, a partir daí, siga para a introdução”, que deve ser feita por último, segundo ela.
– A despeito do Resumo, lembrou que este deve conter a introdução, a teoria, os resultados, a análise e as conclusões.

Linguagem

“Essa é uma grande dificuldade na hora de escrever”, lembrou a professora.

Em uma pesquisa, ela destacou que a linguagem exige precisão, clareza, concisão e correções gramaticais. Lembrou que nem toda palavra pode ser substituída por um sinônimo e que este momento da redação exige cuidados.

Ainda, abordou temas como as originalidades de texto, científica e tecnológica; direito autoral (proteção da propriedade do autor); modelo de utilidade; patente de invenção; plágio (integral, parcial e conceitual), destacando que se trata de crime, previsto na Lei 2848 (7/12/1940), com detenção e multa.

Segundo a professora, a escola brasileira ensina pouco sobre a prática da descrição e ela é fundamental para a ciência. “A ciência exige que se olhe as partes, a organização, a necessidade de dar nomes, a taxonomia; e como exercitamos pouco, essa dificuldade aparece na hora de descrever uma cadeira, uma mesa, um sistema”.

Conclusões

Sobre conclusões dos temas abordados, a palestrante destacou que todo início de trabalho é aberto e bastante largo, mas é preciso estreitar as buscas.

De acordo com a pesquisadora, toda escolha envolve motivação, que pode ser uma simples curiosidade pessoal ou uma motivação externa (institucional ou até da comunidade que deseja uma solução para determinada necessidade) para definição do problema (com bastante observação para verificar se a pergunta colocada já não tem resposta).

Durante o levantamento do problema, existe sempre a imposição de se verificar o conhecimento sobre o tema (revisão bibliográfica, o levantamento científico sobre o problema) e, também, a avaliação econômica e estratégica do estudo (levantamento tecnológico).

Para Alaide Mammana, fazer pesquisa é sempre uma paixão, envolve prazer, criatividade. Segundo ela, “ciência é diversão, mas desenvolver tecnologia é suor e lágrimas”.
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Expediente:
Conexão WASH é um boletim eletrônico, quinzenal, do Programa WASH.

Coordenação: Victor P. Mammana
Coordenação Executiva: Elaine Tozzi
Redação: Denise V. Pereira
Revisão: Nádia Abilel

Diagramação e projeto visual: Michel Morandi e Fabiane Kitagawa

Fale conosco: coordenacao@wash.net.br